Ao todo são 40 filmes – 13 longas e 27 curtas. Todos eles foram produzidos no Brasil, alguns até na região Sudoeste, como é o caso do longa “O valor de um sonho”, de Daniel Silva e Júlio Cesar, filmado em Vitória da Conquista. Eles estão em cartaz na Mostra Cinema Conquista, evento que celebra a sétima arte em Conquista desde 2004, quando aconteceu pela primeira vez. A Mostra integra a programação de aniversário da cidade onde nasceu o gênio do “cinema novo”, Glauber Rocha.
Neste ano, o evento chega à sua oitava edição com todo vigor. As exibições públicas acontecem até o dia 11 de novembro, em diferentes pontos da cidade e também na zona rural. Confira toda a programação abaixo e aproveite ao máximo a Mostra Cinema Conquista.
Filmes (Longas destacados em negrito)
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
7 de novembro
19 horas: Dia Estrelado / Ritos de Passagem
8 de novembro
18 horas: Corpo Presente / Joelma / Na Sua Companhia / As Hiper Mulheres
21 horas: Pequenas Viagens / É no Pé do Morro É Lá no Cafundó / O Valor de Um Sonho
9 de novembro
18 horas: Fake-me / Sudoeste
21 horas: Menino do Cinco / A mão que afaga / Eles Voltam
10 de novembro
18 horas: A bicicleta do vovô / Dizem que os cães vêem coisas / Desterro / Boa Sorte, Meu Amor
21 horas: Quando Morremos a Noite / Jibóia / Febre do Rato
11 de novembro
18 horas: Além das 7 Cores / Di Melo, O Imorrível / Maracatu Atômico – Kaosnavial / Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!
21 horas: Isso não é o fim / O Som Ao Redor
Local: Praças públicas de bairros (Brasil, Petrópolis, Alto Maron e Urbis II) e distritos (José Gonçalves, Inhobim, Iguá, Pradoso, Bate-Pé, Veredinha, Cercadinho, São João da Vitória – Batuque, Dantilândia e São Sebastião)*
De 7 a 10 de novembro, às 19 horas.
Filmes: Estradeiros; O Palhaço; Vou Rifar Meu Coração; e Capitães da Areia (longas). A Galinha que Burlou o Sistema; O Cadeado; Negócio de Menino com Menina; L; A Fábrica; Cachoeira; Sonhando Passarinhos; Bruna Carolli; e A Noite dos Palhaços Mudos (curtas).
*A Mostra nos bairros e distritos é itinerante, acontece em apenas uma das noites em cada lugar.
Programação Acadêmica
Local: Uesb (Campus de Vitória da Conquista)
8 de novembro
9 horas: Conferência e lançamento: Revista Filme Cultura, com Daniel Caetano.
13 horas: Oficinas: Cinema como Produção, Desenho de Som e Roteiro Cinematográfico.
9 de novembro
9 horas: Lançamento de Livros.
13 horas: Oficinas: Cinema como Produção, Desenho de Som e Roteiro Cinematográfico.
10 de novembro
9 horas: Conferência: Cinema, direito e mercado, com Isabela Cribari.
13 horas: Oficinas: Cinema como Produção, Desenho de Som e Roteiro Cinematográfico.
Todos os dias, a partir do dia 8, acontece o “Papo de Cinema”, com realizadores, professores da Uesb e outros participantes, a partir das 15 horas, no Centro de Cultura.
MOSTRA JORGE CINE AMADO – Durante dois dias, filmes que retratam a obra de Jorge Amado e o próprio autor também serão exibidos no Centro de Cultura, como prévia para a Mostra. “Dona Flor e seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto, “Tieta do Agreste”, de Cacá Diegues, “Quincas Berro D’água”, de Sérgio Machado, “Capitães da Areia”, de Cecília Amado, além dos documentários “Jorjamado no Cinema”, de Glauber Rocha e “Jorge Amado”, de João Moreira Salles serão exibidos nos dias 6 e 7 de novembro com sessões às 9 e às 14 horas. O público alvo são educadores e alunos do Ensino Médio da rede pública estadual.
Mais informações no site oficial.