Após a divulgação da possibilidade de um aumento da tarifa do transporte público de Vitória da Conquista, de R$2,10 para R$ 2,53, estudantes começaram a se mobilizar via redes sociais para protestar em apoio ao Ato Nacional: O Busão é nosso.
“Precisamos aproveitar o momento de mobilização nacional reivindicar melhores condições do transporte público de Vitória da Conquista”, diz a publicação no Facebook. Na rede social, mais de 5 mil pessoas já confirmaram presença no ato que acontece nesta quarta, 19, a partir das 15 horas.
A mobilização é apartidária e pacífica e irá percorrer algumas ruas do centro da cidade. A concentração acontece na praça Nove de Novembro e segue para a praça Tancredo Neves, em direção à prefeitura, câmara de vereadores e o terminal de ônibus, na avenida Lauro de Freitas. Atos de vandalismo e de violência não serão permitidos pela organização.
Com o avanço das mobilizações pelo Brasil, o ato que acontecerá em Conquista também irá abordar outras pautas, tanto a nível nacional como local. A exoneração da ex-diretora do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Maris Stella Schiavo, já foi colocada como proposta entre as reivindicações. Mais investimentos para a educação, passe livre e a rejeição da PEC da Impunidade também estão entre as bandeiras defendidas.