Uma das queixas da comunidade cultural conquistense é o fato de não existir na Secretaria Municipal de Cultura um cadastro atualizado dos artistas da cidade. A reclamação foi feita, inclusive, em bate-papo recente com o secretário estadual de cultura, que até reforçou dizendo que a secretaria teve dificuldades em fazer contato com os artistas e produtores locais para convidá-los para o bate-papo.
Para resolver o problema, a secretaria municipal criou uma ferramenta online para criação desse cadastro, com o objetivo de “implantar em sua rede relacionamento com os artistas locais”, diz nota da prefeitura.
O cadastro, no entanto, vai além e já serve para facilitar a contratação de artistas e produtoras quando forem participar de eventos promovidos pela secretaria, como explica o secretário Gildelson Felício: “quando os artistas forem se inscrever para participar de eventos, a secretaria já terá todos os dados pessoais, inclusive os documentos, e eles não precisarão levar novamente”.
Ao se cadastrar, o artista pode disponibilizar fotos, vídeos e informações sobre trabalhos realizados, entre outras coisas, como telefone e e-mail para contato. Todas essas informações ficam abertas ao público no endereço pmvc.ba.gov.br/cadastro_cultural/lista_artistas
Para realizar o cadastro, o artista deve acessar o endereço pmvc.ba.gov.br/cadastro_cultural. Até o momento, apenas oito artistas efetuaram o cadastro. Podem se cadastrar profissionais de todas as manifestações artísticas, de músico a artesão, de compositor erudito a mestre de ternos de reis, de design a pesquisador, de produtor cultural a grafiteiro, DJ, poeta…