Prefeitos eleitos se encontram em evento na Bahia

Os prefeitos do estado da Bahia, eleitos e reeleitos nas eleições municipais de 2012, irão participar do Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro no Resort Vila Galé Maré (Praia de Guarajuba), em Camaçari, a 40 km de Salvador, e reunirá mais de 300 prefeitos.

Além de prefeitos e vices, o presidente da UPB, Luiz Caetano, membros das áreas técnicas da instituição municipalista baiana, representantes dos governos federal e estadual, da Assembleia Legislativa da Bahia, do Ministério Público do Estado da Bahia, do Tribunal de Contas dos Municípios, do Sebrae e da Embasa estarão presentes durante a programação.

O objetivo do encontro é orientar os novos gestores quanto ao desafio que enfrentarão a partir do dia 1º de janeiro de 2013. Como realizar uma boa administração, com transparência e sustentabilidade, será um dos pontos abordados pelos palestrantes. Outros temas também serão lembrados, como planejamento estratégico, comunicação e marketing, políticas públicas, programas e projetos dos governos estadual e federal voltados para os municípios, cidades criativas e inovadoras, linhas de financiamento e novo modelo de gestão contábil e fiscal.

Segundo a diretoria da UPB, o cenário que os prefeitos irão encontrar ao assumir as prefeituras não são promissores. “O impacto do salário mínimo fixado para 2013, os pisos salarias definidos e fixados a nível nacional, a queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a constante transferência de responsabilidades financeiras para gestão município estão entre os principais problemas a serem encarados pelos novos gestores”, destaca a instituição.

A situação pode piorar se o prefeito, principalmente os novatos, não souberem como lidar com as dificuldades e os trâmites burocráticos e legislativos. “Administrar um município é uma das mais importantes tarefas na gestão pública de todo o país. Quando bem administrados não influenciam apenas no desenvolvimento de seu povo, mas de todo o país. Por isso planejamos este encontro para os prefeitos baianos, no intuito de capacitá-los para realizarem uma gestão transparente, eficiente e competente”, afirma o prefeito Luiz Caetano, prefeito de Camaçari e presidente da UPB.

Informações sobre o encontro, pelo telefone: (71) 3115 5954.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *