Queridinho de artistas e famosos, os óculos Ray-Ban são sinônimos de sofisticação, elegância e estilo, mas têm, entre outras coisas, a leveza, a qualidade e o conforto como atrativos. Os modelos mais comuns da marca têm preços que variam entre R$ 300 e R$ 1.500. Saiba como surgiu a marca.

general Douglas Mac ArthurA história dos óculos Ray Ban começou na década de 30 (período da Segunda Guerra Mundial) devido a um tenente e piloto de teste da Força Aérea do EUA chamado John A. Macready, que costumava fazer viagens de balão.

Certo dia, em uma de suas aventuras, acabou ficando muito tempo exposto ao sol, o que ocasionou danos em sua retina. Então, o tenente procurou uma famosa ótica da época localizada em Nova Iorque, chamada Bausch & Lomb pedindo para que criassem um modelo de óculos com ótima proteção aos raios do sol que ao mesmo tempo fosse sofisticado e elegante.

Depois do pedido do tenente, a Bausch & Lomb logo percebeu uma ótima oportunidade de mercado, criar modelos de óculos específicos para a aviação. Com as características da necessidade de John A. Macready surgiu o nome da marca: Ray-Ban, que é uma mistura do termo em inglês raio (Ray) e as três primeiras letras da palavra banir (Bannish).

Em 1937, a empresa alemã lançou a linha Aviator com especificações apropriadas para os aviadores. Armações muito leves pesando 150 gramas, feitas de metal banhado a ouro, com lentes verdes de cristal mineral que filtravam os raios infravermelhos e ultravioletas. O sucesso do Ray-Ban Aviator foi imediato, logo os pilotos da Força Aérea dos EUA passaram a usar o modelo. Daí em diante os óculos Ray-Ban ficaram famosos não só entre a aviação, mas entre os consumidores em geral.

O sucesso se tornou maior ainda quando, na década de 50, o designer Raymond Stegeman criou um novo modelo para a marca chamado Wayfarer. Construído com armação de plástico e com um desenho inspirado em carros muito famosos da época que tinham a traseira rabo-de-peixe. O objetivo inicial do Ray-Ban Wayfarer era vendê-los também para os pilotos, mas, os modelos fizeram a cabeça dos artistas, especialmente depois que foi usado por Audrey Hepburn, em 1961 no filme Breakfast at Tiffany’s.

MBDBRAT EC032

Já que estamos falando de óculos, descubra qual o formato da armação que melhor pode combinar com o seu rosto.

formato rosto feminino

Deixe uma resposta