Homenageando o poeta Camillo de Jesus Lima, escritores conquistenses se uniram para realizar a primeira Mostra Conquista Literária, nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Cultura da cidade.
“Vitória da Conquista é farta em arte. Conhecida a sua fama de dar a luz aos mais diversos artistas, também é generosa em escritores. Paradoxalmente, não tem nenhum evento literário na cidade, à exceção do concurso promovido pela Edições Uesb”, destaca a apresentação do evento, que nasceu justamente buscando suprir esta carência.
A ideia dos organizadores é dar visibilidade a novos escritores e à produção literária atual, além de homenagear autores conquistenses já consagrados. A Mostra contará com a participação de escritores da região, estudantes, professores e, claro, do leitor, em diferentes espaços e momentos. Mesas redondas, lançamento de livros, rodas de conversas, saraus e exibição de curtas-metragens fazem parte do evento.
Na programação, haverá uma exposição de coleção de roupas e desfile performance inspirados em “O Auto da Gamela”, de Carlos Jehovah e Esechias Araújo Lima; intervenção artística “Poemas Sussurrados” com o Grupo Laboratório do Corpo; e atrações musicais regionais.
A abertura da Mostra acontece às 19 horas, do dia 16, com a participação de Heleusa Câmara, Carlos Jehovah e Esechias de Araújo com o tema “Conquista Literária”.