O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar divulgou a lista da 20ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, levantamento que indica quais são os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista é formada por 61 deputados e 39 senadores, que são classificados como formadores de opinião, debatedores, negociadores, formuladores ou articuladores.
Na lista, aparece nomes como o dos senadores Fernando Collor e José Sarney, como das deputadas Manuela D’ Ávila e Luiza Erundina. As mulheres são minoria, sendo apenas 9 dos 100 nomes. Os partidos com maior representação foram PT, com 26, PMDB, 16, PSDB, com 12, e PDT, 7. Entre os estados, São Paulo lidera com 19, seguido pelo Rio de Janeiro e Pernambuco, ambos com 10.
Da Bahia, os representantes foram o senador petista Walter Pinheiro e os deputados Alice Portugal (PCdoB), Amauri Teixeira (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Nelson Pellegrino (PT). A lista completa pode ser conferido no site do DIAP.
Além dos 100 mais, o levantamento indica quais os parlamentares em ascensão. Entre os baianos, destacaram-se os deputados Afonso Florence e Waldenor Pereira, do PT, e João Leão e Roberto Britto, do PP.