O corpo do ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Fernandes Pedral Sampaio – que faleceu aos 89 anos de idade na tarde dessa terça-feira, 16 – está sendo velado na Casa Memorial Régis Pacheco, na Praça Tancredo Neves. O sepultamento será realizado nesta quarta-feira, 17, às 16 horas, no Cemitério da Saudade, bairro Sumaré.
O ex-prefeito foi um importante político baiano. Diplomado engenheiro civil em 1940 pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia, lançou-se na política em 1958, candidatando-se a prefeito, vencendo o pleito seguinte em 1962. Com o golpe civil-militar em 1964, foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, prorrogados por mais 10.
Em 1982, candidatou-se novamente ao cargo de prefeito e foi eleito por maioria dos votos no dia 15 de novembro, consolidando sua liderança política em Conquista. Em 1987, assumiu a Secretaria Estadual dos Transportes no Governo de Waldir Pires e, em 1992, reelegeu-se pela terceira vez prefeito de Vitória da Conquista.
Pedral estava internado no Hospital Samur desde o último dia 29 de agosto. Em decorrência de um câncer, o líder político esteve hospitalizado em outubro do ano passado e em maio desse ano, quando passou por uma bateria de exames e uma sequência de cirurgias.