Como ajustar a antena da TV para receber o sinal digital

Em fase experimental, a TV Sudoeste começou, no início de abril, a transmitir sua programação usando o sinal digital, no canal 28. Saiba como receber o sinal digital na sua TV e ter mais qualidade na imagem.

Uma antena interna, a antena externa UHF ou mesmo um simples pedaço de fio conectado à entrada de RF do televisor em algumas condições já são suficientes para receber o sinal digital.

Porém, para os telespectadores das cidades circunvizinhas de Vitória da Conquista, como para as residências mais afastadas do centro, é necessário a instalação de uma antena externa UHF – para isso, é preciso alinhar corretamente a antena, pois o sinal digital ou “pega” ou “fica fora”.

Para saber se a antena está alinhada, o televisor digital tem uma marcação de intensidade de sinal no MENU, onde visualizando esta tela o telespectador pode direcionar a antena para o melhor nível ou qualidade de recepção. Veja, abaixo o exemplo dos menu dos televisores das marcas Samsung, LG e AOC.

SAMSUNG

MENU => SUPORTE => AUTO_DIAGNÓSTICO => INFORMAÇÃO_DE_SINAL

TV LG

SETTINGS => CANAL => PROGRAMAÇÃO MANUAL

TV AOC

MENU => CONFIGURAÇÃO => CANAIS E ANTENA => MEDIDOR DE SINAIS

O sinal digital só é recebido por TVs mais modernas, que já saíram de fábrica com conversor integrado (possuem o selo DTV). Para as TVs que não têm o DTV, seja de tela fina ou de tubo, é necessário adquirir um conversor digital externo, com preço médio de R$ 170. A aquisição do conversor externo só é vantagem para as TVs de 40 polegadas ou mais – em TVs menores não será possível perceber toda a riqueza de detalhes da TV digital aberta.

De acordo a TV Sudoeste, o sinal digital está alcançando cidades como Anagé, Itambé, Aracatú, Belo Campo, TRemedal, Piripá, Planalto e Barra do Choça.

Informações do blog SudoesteDigital. Mais informações em DTV – site oficial da TV Digital Brasileira e TV Globo Digital.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *