Se você é daqueles que não gosta de filmes de aventuras, cheios de mentiras e exagerados por demais, vai gostar dessa lista. Uma seleção de filmes recentes (a maioria) baseados em histórias reais. A lista é do blog Ccine10 e vale a pena assistir cada um deles…

screen_image_201322ELEFANTE (Elephant, 2003, Gus Van Sant)
Vencedor da Palma de Ouro em 2003, Elefante é inspirado no massacre de Columbine, quando dois típicos estudantes de famílias de classe média invadem um conceituado colégio e atiram contra vários colegas e professores do local. Com um trabalho primoroso na direção, Gus filma essa tragédia sob a ótica de vários personagens – mas que se cruzam em diversos momentos.

127-Horas127 HORAS (127 Hours, 2010, Danny Boyle)
Indicado para o Oscar de melhor filme, 127 Horas conta a trajetória real do alpinista Aron Ralston que, em 2003, fazia uma escalada nas montanhas de Utah (EUA) quando acabou ficando preso nas rochas com um dos braços em uma fenda. Ao longo de mais de cinco dias pela sobrevivência (incluindo aí economia de mantimentos e mutilação do próprio corpo).

gallery_359_48_938684O ESCAFANDRO E A BORBOLETA (Le Scaphandre ET Le Pappillon, 2007, Julian Schnabel)
A produção francesa/norte-americana rendeu uma indicação ao Oscar de melhor direção para Julian Schnabel, em um filme que retrata a história real de Jean-Dominique Bauby (em uma interpretação avassaladora de Matthieu Amalric), editor da famosa revista Elle, que aos 43 anos de idade sofreu um derrame que paralisou todo o seu corpo – menos a pálpebra esquerda que, a partir de então, era utilizada na sua comunicação com as pessoas.

rodrigosantoro-pop-3CARANDIRU (Carandiru, 2003, Hector Babenco)
O cinema brasileiro já adaptou várias histórias reais às telonas. Ultra polêmico em sua época de lançamento, Carandiru recria o massacre do maior presídio da América Latina, seguindo, sobretudo, os passos de um médico que se oferece para fazer um trabalho de prevenção a AIDS dentro do local – que anos mais tarde, seria demolido, cedendo espaço a um parque municipal na cidade de São Paulo.

f100ernbrockERIN BROCKOVICH – UMA MULHER DE TALENTO (Erin Brockovich, 2000, Steven Soderbergh)
Filme que rendeu o Oscar de melhor atriz a Julia Roberts, Erin Brockovich é a história real de uma mãe de família que trabalha em um pequeno escritório de advocacia. Ali, Erin descobre que a água de uma pequena cidade desértica está sendo contaminada por uma grande empresa da região. Erin convence os moradores da região a ajudarem-na em um processo contra a empresa – processo este que é um dos marcos da história dos EUA.

bling-ringBLING RING: A GANGUE DE HOLLYWOOD (The Bling Ring, 2013, Sofia Coppola)
Bling Ring é baseado na história real de um grupo de adolescentes obcecados por fama que invadia casas de celebridades na cidade de Los Angeles. Entre suas vítimas, estão Paris Hilton, Megan Fox e Orlando Bloom. A diretora Sofia Coppola utiliza a produção para criticar o culto moderno de idolatria aos famosos.

19249_22QUEBRANDO A BANCA (21, 2008, Robert Luketic)
Quebrando a Banca, baseado no best-seller Bringing Down The House, é inspirado na história real de um grupo de jovens norte-americanos que fizeram fortuna ao ganhar milhões em Las Vegas através do blackjack. Eles invadem cassinos da cidade com identidades falsas e driblando os seguranças do local, tendo como líder a ajuda de um professor de matemática.

O-Discurso-do-ReiO DISCURSO DO REI (The King’s Speech, 2010, Tom Hooper)
Vencedor do Oscar de melhor filme, O Discurso do Rei é a história real de George VI (pai da rainha Elizabeth II) que, acometido de uma gagueira em estágio avançado, procura auxílio em um terapeuta de fala pouco convencional. Com técnicas inusitadas e pouco ortodoxas, o terapeuta ajuda o rei a melhorar sua dicção, criando uma amizade entre os dois.

argo-warner02ARGO (Argo, 2012, Ben Affleck)
O filme se passa no final da década de 80, quando militantes atacam a embaixada dos EUA e tomam alguns americanos como reféns em plena revolução iraniana. Quando seis desses reféns conseguem escapar e se refugiar na casa do embaixador canadense, Tony Mendez monta um plano para resgatar essas pessoas e trazerem em vida de volta ao seu país.

A-Rede-Social-Foto-3A REDE SOCIAL (The Social Network, 2010, David Fincher)
Se você já brigou com sua namorada por causaa daquele comentário de alguma menina bonita em suas fotos ou se já levou bomba na faculdade porque não estudou por estar no Facebook, amigão, sinta-se em casa! A Rede Social, filme considerado “um clássico moderno”, é a recriação da verdadeira ideia por trás de um dos maiores fenômenos da internet nos últimos anos. O filme mostra como Zuckerberg se tornou o mais jovem bilionário da história através da criação do Facebook – lhe trazendo também sucesso e complicações na vida pessoal.

Deixe uma resposta