A Associação Nacional de Jornais, em parceria com e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e apoio do Google, lança o curso MOOC (curso online massivo e aberto) “Introdução à Visualização de Dados e Infografia”. O curso é gratuito, aberto a qualquer pessoa com acesso a internet no mundo, com duração de quatro semanas – a iniciar em 14 de abril – e será ministrado pelo professor Alberto Cairo, da Universidade de Miami, especialista assunto.

Aos participantes do curso que sejam da área de jornalismo – profissionais, estudantes ou professores, há a possibilidade de se candidatar a uma bolsa para participar do 10º Congresso Brasileiro de Jornais, com viagem e estadia para São Paulo, em agosto próximo. A bolsa será concedida pela ANJ aos autores dos oito melhores projetos finais do curso.

Este curso será o 9º MOOC oferecido pelo Centro Knight, da Universidade do Texas, em Austin, desde 2012, quando lançou este programa pioneiro na área de jornalismo, sendo o segundo em parceria com a ANJ e, também, o segundo com o apoio do Google.

“O sucesso da primeira atividade conjunta da ANJ e do Knight Center mostrou-nos que estamos no caminho certo, o de continuar com a promoção de atividades online e permitir que um número maior de profissionais tenha acesso a um treinamento de qualidade. Temos a certeza de que este MOOC será um sucesso”, afirmou Ricardo Pedreira, diretor executivo da ANJ.

Será a primeira vez que o professor Alberto Cairo ministrará este curso em português, depois de tê-lo feito três vezes em inglês. “Os três MOOCs oferecidos até o momento em inglês tiveram um enorme sucesso. Acredito que isso prova que jornalistas do mundo todo sentem uma necessidade grande de entender melhor as técnicas relacionadas com a transformação de dados e informação em gráficos estatísticos, mapas e diagramas”, disse Cairo. O professor utiliza sua conta no Twitter (@AlbertoCairo) para complementar as discussões das aulas.

Para o professor Rosental Calmon Alves, diretor e fundador do Centro Knight, é muito importante poder oferecer este curso em português, aumentando o alcance em tempos de abundância de dados.

Para receber um certificado de participação, além de participarem ativamente do curso e cumprirem os requisitos, é necessário que os alunos paguem uma taxa administrativa de US$ 30 por meio de cartão de crédito.

As inscrições devem ser feitas através da página do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, neste link.

(Do site da ANJ)

Deixe uma resposta