Um tributo a Dércio Marques

Um tributo a Dércio Marques

Lançado em outubro do ano passado, em São Paulo, o disco “Recantos – ao Apanhador de Cantigas” será apresentado em concerto ao público conquistense no sábado, 6 de julho, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O disco é uma homenagem da cantora e multi-instrumentista Dani Lasalvia e dos violonistas Cao Alves e João Omar a Dércio Marques, violeiro, cantor, compositor e pesquisador da música brasileira, falecido em 2012 aos 64 anos.

A apresentação traz as canções de “Recantos”, álbum com 12 faixas, com Dani na voz, João no violoncelo e Cao no violão, além de assinar os arranjos e a direção musical. O disco reúne composições de Dércio Marques e outras que fizeram parte do seu repertório. Assim, o show conta com obras de músicos como Heitor Villa-Lobos, Elomar Figueira Mello e Djavan. De acordo com a crítica, essa é a homenagem mais expressiva desde a morte do artista mineiro que ajudou a projetar o cantor e compositor  Elomar — que o define como “o último menestrel”.

Dércio Marques lançou 13 álbuns, marcados por uma extensa pesquisa sobre as raízes musicais brasileiras (tendo se aproximado, por exemplo, das toadas e da Folia de Reis) e ibero-americanas (entre outras, interpretou canções do violonista argentino Atahualpa Yupanqui). A importância de Dércio Marques para as tradições populares e à música brasileiras equivalem à merecidamente conquistada por nomes como Câmara Cascudo, Ariano Suassuna, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, João Gilberto e Chico Buarque.

SERVIÇO
Lançamento de “Recantos – ao Apanhador de Cantigas”
com Dani Lasalvia, João Omar e Cao Alves
Dia 6 de julho (sábado), às 20h
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)
Pontos de venda: Bilheteria e Livraria LDM

Assista abaixo a participação de Dani Lasalvia com Dércio Marques no programa Sr. Brasil, em 2007; e, no mesmo programa, em 1989, Dércio dividiu o palco com Edigar Mão Branca. Confira!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *