A cidade de Vitória da Conquista irá integrar o evento comemorativo ao Dia Internacional da Animação (DIA), é o maior evento simultâneo do gênero no país. A programação irá exibir curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais em sessões gratuitas entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

A cada dia, acontecerão sessões diferentes e destinadas a cada tipo de público. Às 10 horas serão filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual; às 11 horas, filmes com legendagem para deficientes auditivos; às 15 horas, a classificação é livre; e, às 19h30, os filmes são destinados para maiores de 14 anos.

O evento é realizado desde 2003 no Brasil, mas é a primeira vez que chega a Conquista e também a primeira vez que a Mostra Nacional terá audiodescrição e legendagem em closed caption, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência visual, síndrome de down, autismo e pessoas com deficiência auditiva.

Atualmente, mais de 200 cidades brasileiras participam simultaneamente da mostra.

DIA DA ANIMAÇÃO – Dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação. Nesta data, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012, o Dia Internacional da Animação está em sua 11ª edição sendo realizado em 30 países.

Comentários

Deixe uma resposta