Os candidatos a prefeito começam hoje, 22, a propaganda gratuita do horário eleitoral no rádio e na TV, iniciada ontem pelos candidatos ao cargo de vereador. Até o dia 4 de outubro, de segunda a sábado, os candidatos ocuparão uma hora da programação das emissoras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na TV.

Os prefeituráveis aparecem às segundas, quartas e sextas. Nas terças, quintas e sábados são os que querem uma vaga no legislativo. Além do horário eleitoral gratuito, os candidatos a prefeito têm direito a inserções diárias na programação normal das emissoras de rádio e TV.

O tempo de propaganda de cada candidato ou coligação, tanto a prefeito como para vereador, é definido proporcionalmente pelo tamanho das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados.

Confira abaixo como ficou a distribuição em Vitória da Conquista:

PREFEITOS
Guilherme Menezes (PT): 13 minutos e 38 segundos
Herzem Gusmão (PMDB): 7 minutos e 58 segundos
Abel Rebouças (PDT): 3 minutos e 31 segundos
Elquisson Soares (PPS): 2 minutos e 19 segundos
Edigar Mão Branca (PV): 2 minutos e 28 segundos

VEREADORES (por coligação)
PTB, PP, PR e PSD: 6 minutos e 40 segundos
PSL e PPL: 54 segundos
PSB e PSC: 2 minutos e 49 segundos
PT: 4 minutos e 18 segundos
PCdoB: 1 minuto e 27 segundos
PTN: 54 segundos
PMDB, DEM e PMN: 4 minutos e 50 segundos
PSDB e PRP: 2 minutos e 56 segundos
PV: 1 minuto e 22 segundos
PPS: 1 minuto e 13 segundos
PDT, PRB, PTdoB, PTC, PSDC, PHS e PRTB: 2 minutos e 25 segundos

Pela legislação eleitoral, é proibida a propaganda que degrade ou ridicularize candidatos. O partido ou coligação que descumprir essa regra estará sujeito à perda do direito de veicular sua propaganda gratuita no dia seguinte ao da punição determinada pela Justiça Eleitoral.

Caberá aos juízes eleitorais tomar todas as providências relacionadas à propaganda eleitoral, assim como julgar as representações e reclamações relacionadas ao assunto (Com informações da Agência Brasil).

Deixe um comentário