
O instituto DataSenado realizou a sua primeira pesquisa de opinião pública pela internet. A pesquisa nacional foi aplicada durante o mês de julho, investigando assuntos debatidos no parlamento e reivindicações apresentadas nas manifestações de rua. A sondagem foi dirigida aos cidadãos que já entraram em contato com o Senado e disponibilizada também em sites e redes sociais, com retorno de 9.042 questionários respondidos.
Essas peculiaridades da pesquisa, no entanto, fazem com que o universo pesquisado não seja representativo da população brasileira, mas registro significativo do sentimento do grupo de usuários de internet e redes sociais. O resultado da pesquisa foi divulgado no último dia 9 de agosto. Veja alguns números, resultados do levantamento:
99,8% tem conhecimento dos protestos que tomaram as ruas brasileiras recentemente;
93,4% aprova as recentes manifestações que aconteceram nas ruas brasileiras;
61,3% acredita que o Brasil vai mudar para melhor;
39,1% afirmaram ter participado de alguma das manifestações;
42,8% dos respondentes acham que as manifestações vão aumentar; 33,7% acham que permanecerão iguais e 17,1% acreditam que diminuirão.
A atuação do Congresso Nacional diante das manifestações foi avaliada como regular por 26,9%, ruim por 24,4% e péssima por 40,9% dos participantes.
E se as coisas não mudarem para melhor, 74,8% disseram que é muito provável que participem de próximas manifestações.
Veja dois dos gráficos apresentados:
Pesquisa completa nesse link. Informações do DataSenado.