Fotos: Manu Dias/Agecom Ba
Parque de Caetité

Em reportagem exibida durante a série Mapa da Energia pelo canal Globo News, o parque eólico baiano de Caetité foi um dos destaques por ter sido instalado e inaugurado (em julho de 2012) pelo governo do estado, mas até hoje não ter começado a operar.

O início das atividades depende da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). “Estamos aguardando a execução da linha de transmissão por parte da Chesf. Essa linha é o que interliga o parque ao sistema nacional. O órgão disse que isso está sendo finalizado, mas o atraso se dá porque algumas áreas passam por lugares que necessitam autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Inema e do Ibama, órgãos de licenças ambientais”, disse o diretor de energia da Secretaria de Infraestrutura, Gilson Moraes. Segundo ele, não há previsão de quando o parque Alto Sertão 1 entrará em funcionamento.

Além do parque eólico de Caetité, outros 25 encontravam-se parados, em janeiro deste ano, por conta do mesmo motivo. De acordo a Chesf, o atraso se dá, principalmente, por conta da demora para conseguir as licenças ambientais para instalar as linhas de transmissão. Estas linhas são responsáveis por ligar o que é gerado nos complexos eólicos ao Sistema Nacional de Distribuição de Energia Elétrica.


Complexo Eólico Alto Sertão 1
– As instalações de Caetité formam o maior complexo eólico da América Latina, composto por 14 parques que, juntos, possuem capacidade instalada de 293,6 megawatts. No total, foram montados 184 aerogeradores de 1,6 megawatts e cada parque gera até 30 megawatts. O projeto, avaliado em R$ 1,2 bilhão, criou cerca de 1.300 empregos diretos na fase de implantação.

Fotos: Manu Dias/Agecom Ba
Parque de Sento Sé

De acordo o governo do estado, a Bahia vem se consolidando como o maior polo brasileiro em energia renovável. Na última quinta-feira (11), o governador Jaques Wagner inaugurou no município de Sento Sé, região norte do estado, o terceiro parque eólico da Bahia, com capacidade para gerar 90 megawatts de energia, que pode abastecer uma cidade de mais de 300 mil habitantes, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Além de Caetité e Sento Sé, existe ainda o parque instalado em Brotas de Macaúbas, também no norte.

Entenda como funciona a energia eólica no infográfico abaixo (clique para ampliar).

energia_eolica

Deixe um comentário