Palco da Copa do Mundo de 2014, a Arena Fonte Nova foi neste sábado, 14, o palco da festa de 20 anos de carreira da cantora Ivete Sangalo. Era a primeira vez que um show estava sendo apresentado ali depois da inauguração do novo estádio, que substituiu a antiga Fonte, onde a cantora gravou o seu primeiro DVD, há 10 anos.

A volta da cantora ao lugar estava sendo produzida desde 2012, quando Ivete começou a formatar o show, selecionar músicas, criar coreografias, refazer arranjos e ensaiar. Para ela tudo tinha que sair perfeito, era uma retribuição aos fãs pelo carinho nesses 20 anos: “vocês não têm ideia do que vocês são capazes de movimentar dentro do meu coração. Isso aqui e tudo que teve nesses 20 anos foram feitos para vocês, que são a razão de eu estar aqui nesse palco com esse tesão”, disse a cantora.

A festa de Ivete começou às oito da noite e só terminou depois da meia noite. Teve gente que chegou bem cedo para ficar colado no palco. E tinha gente de todo lugar, de Florianópolis a Manaus, de Pernambuco a São Paulo, da Alemanha, de Portugal, da Suíça, da Argentina… Era um mar de gente ocupando toda a pista (o campo) e parte das arquibancadas. Muito à vontade, Ivete comemorou a casa cheia: “fazer festa é muito bom, mas fazer festa com a família da gente é melhor ainda”.

601191_545819632176619_695770948_n

Tornando a noite ainda mais especial, Ivete recebeu convidados para duetos marcantes: com Bell Marques cantou uma canção inédita de sua composição, “Pra você”; com Alexandre Carlo do Natiruts, cantou uma música de Bob Marley, “Could you be loved”; com Alexandre Pires um samba inédito, “Me engana que eu gosto”, e com o amigo Saulo, a balada “Cruisin”, de Smokey Robinson.

Abusando do inglês, ainda cantou “Master baster”, do seu ídolo Stevie Wonder, e “Careiless whisper”, de George Michael. Além dos duetos, tiveram mais participações especiais: de Nova Iorque, o grupo Stomp introduziu com suas batidas a música “No meio do povão”; com os tambores do Olodum homenageou a Bahia com um pout-pourri dos sambas-reggae “Faraó”, “Ladeira do Pelô” e “Doce obsessão”; e cantou “No brilho desse olhar” com o saxofonista Paulinho Andrade, ex-companheiro de banda Eva.

Entre as músicas marcantes da carreira ela cantou algumas que não cantava há tempos, mas que entraram no set-list devido aos pedidos dos fãs, que ajudaram a montar o repertório do show através das redes sociais. Entre elas estão “Miragem”, “Tum, tum, goiaba”, “Adeus, bye bye”, “Pra abalar”, “Megabeijo” e “Música pra pular”. Mas as carimbadas “Festa”, “Sorte Grande”, “Cadê Dalila”, “Eva”, “Beleza Rara”, “Empurra-empurra” e “Arerê” não ficaram de fora.

Os figurinos
Os figurinos

Ao todo, foram 45 músicas, algumas cantadas mais de uma vez para sair bem nas gravações. Sem falar nos pagodes que cantou ao final, nos versos de Pablo que brincou do camarim e no bis de “Tempo de alegria”, que foi a primeira música do show e a última, depois que o repertório oficial já tinha terminado, para festejar com a produção no palco que tudo havia saído como o planejado. Canções inéditas também farão parte do DVD, como “Obediente”, “Pra frente”, “Amor que não sai” e até um arrocha, “Beijo de hortelã”. “Só num sonho”, “Real fantasia”, “Dançando” e “Vejo o sol e a lua”, músicas do último disco, também foram gravadas.

Uma das surpresas da apresentação foi que após uma das tocas de roupa, Ivete voltou cantando no meio do público, em um pequeno palco, que até então estava escondido na pista. Nele, Ivete tocou violão durante as canções “Deixo” e “Faz tempo”. Outro destaque que merece ser feito foram as mensagens passadas nos telões durante o show, demonstrando o orgulho que a cantora tem por ser da Bahia e por fazer axé music. Os telões também mostraram imagens de diferentes fases da carreira da cantora, fazendo uma breve retrospectiva dos 20 anos.

1474512_545822112176371_1760087786_n

Ivete se emocionou em diferentes momentos do show. Agradeceu a toda a produção tentando lembrar o nome de todos que estavam contribuindo com o momento, à banda, ao diretor Nick Wickham, aos amigos presentes, dedicou o show ao filho Marcelo e lembrou dos irmãos, citando o nome de todos, em especial do seu braço direito, a irmã Cyntia. Aos fãs, agradeceu novamente: “Eu sou uma pessoa muito melhor depois que conheci vocês. Acreditem nisso. Obrigada, minha gente, por me dar tanto amor”.

Agora, os fãs da cantora, que estiveram lá ou não, aguardam ansiosamente pelo DVD, que deve ser lançado no mês de abril. Até lá, a gente vai revivendo as imagens na lembrança.

Uma coisa é certa: Ivete e quem foi à gravação estavam explodindo de alegria!

Veja no vídeo abaixo a abertura do show.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=6UKE8DkZ6Es’]

Deixe um comentário