Mentiras que o povo conta no Facebook

Uma série de notícias falsas circulam através das redes sociais com o intuito de polemizar e criar uma rede de desinformação na internet, mostrando, por exemplo, que as pessoas que interagem através dessas ferramentas de compartilhamento de informação, na maioria das vezes, não apuram a informação ou não se preocupam em conferir a origem daquelas notícias, apenas repassam os links por conta do impacto causado por títulos forjados justamente para impressionar ao leitor – o que, às vezes, surgiu como uma brincadeira, mas ou com intenções bem definidas.

Abaixo, seguem algumas dessas “notícias” para que você já fique sabendo que elas não passam de uma farsa.

1 – DOAÇÕES PARA TRATAMENTO
O Facebook não faz doações, nenhum tipo, seja lá qual for a causa. Normalmente, pedem para compartilhar a foto de uma criança recém-nascida com algum problema de saúde e diz que a cada compartilhamento a família receberá uma quantia – na maioria das vezes a criança da foto já está crescida e curada. Quando aparecer esse tipo de publicação na sua linha do tempo, denuncie.

2 – BOLSA PROSTITUTA
Uma publicação, sem data e sem fonte, diz que o Senado brasileiro aprovou um projeto de lei que destinará uma ajuda no valor de R$ 2 mil às prostitutas. A notícia não diz o número do projeto de lei, o que é comum quando se faz notícias sobre proposições que estão em curso no legislativo, mas a justificativa é simples: o tal projeto não existe, assim como não existe a tal senadora petista Maria Rita.

3 – ÁGUA DE QUIABO CURA DIABETES
Não há nenhuma comprovação de que o tratamento realmente funcione. O fato é que o quiabo contém fibras que ficam por mais tempo no estômago e deixam a pessoa saciada por um período maior. Ao ingerir menos alimento, é de se imaginar que a quantidade de açúcar no sangue também será menor. Se de fato a ciência tivesse comprovado que seria possível curar o diabetes com a água de quiabo a indústria farmacêutica já teria se apropriado…

4 – PROVA CIENTÍFICA DA EXISTÊNCIA DE DEUS
O físico teórico norte-americano Michio Kaku, citado no boato, nunca fez afirmações sobre a existência (ou não) de Deus. A notícia falsa não é nova, circula na internet desde 2009 e diz que a fonte é a Scientific American, que nunca publicou algo sobre a tal teoria.

5 – ÍNDIOS QUE ENTERRAM CRIANÇAS
Um vídeo circula junta à notícia de que índios enterram vivas crianças com problemas físicos. O vídeo é falso. Foram usados atores na produção e o indiozinho não foi enterrado de verdade. Seu rosto foi coberto com farelos de bolo de chocolate. O assassinato de crianças doentes pode ter sido uma prática ocorrida em algumas tribos indígenas, mas não acontece da maneira como foi mostrado no vídeo.

6 – MEMORIAL DO FUNK
A história (e suas variações) surgiu de uma publicação do blog humorístico Joselito Muller, no dia 11 de junho de 2013. A foto da escultura com as mulheres de costas nuas está localizada na cidade de Las Vegas (EUA) e foi confeccionada para celebrar os 25 anos do Riviera Casino Hotel.

7 – PASTOR TENTOU ANDAR SOBRE AS ÁGUAS E MORREU AFOGADO
O tal pastor Franck Kabele é um personagem que talvez nem exista e a sua falsa morte foi inventada em um artigo de 2006 e ressurgiu no final de 2013 em um site de fofocas de celebridades europeu.

8 – ALCKIMIN MANDOU PUNIR PM QUE EVITOU ASSALTO
A tentativa de assalto de uma moto Hornet em São Paulo foi frustada por um policial militar que passava no momento e que acabou baleando o bandido. No outro dia, circulava a notícia de que o governador de São Paulo havia punido o PM. Era mais uma mentira. O PM não recebeu nenhuma punição, pelo contrário, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Segurança Pública Fernando Grella afirmaram dar apoio total à ação do policial militar.

9 – MENOR GATO DO MUNDO
A imagem de uma gatinho menor que um dedo que circula por aí é na verdade uma montagem que foi feita para um concurso de adulteração digital e ganhou o primeiro lugar.

10 – LULA E O FILHO
Lula é um dos bilionários brasileiros, segundo a Forbes. O filho de Lula comprou uma fazenda no valor de R$ 47 milhões e é o dono da Friboi. Sobre as duas “notícias” do filho de Lula, não há comprovações, nem publicações com credibilidade sobre o assunto, são todas réplicas e adaptações da notícia falsa. Já o fato da Forbes ter colocado Lula entre os bilionários brasileiros: o ex-presidente nunca figurou entre os ricaços listados pela publicação e a capa que circula é montagem sobre uma capa verdadeira.

Dica: o site e-farsa é dedicado a desfazer essas mentiras que circulam por aí, visite-o com frequência e evite contribuir com esta rede de boatos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *