O menestrel conquistense Elomar Figueira Mello vai deixar o cancioneiro popular para se dedicar à erudição da ópera. Antes de partir para essa nova fase da sua carreira, o compositor irá lançar um disco com dez canções inéditas, algumas da década de 1960, quando iniciava sua trajetória na música, mais duas regravações inéditas, criadas para apresentação de câmara, entre elas a clássica “Cantiga de Amigo”.
Denominado “Riachão do Gado Brabo”, o disco irá apresentar ao público de Elomar músicas como “Naquela Favela”, “Samba do Jurema”, “Amarração”, “Canto dos Nordestólogos”, “O Robot”, “Mulher Imaginária” e a que dá nome ao álbum. Com Elomar, a camerata foi formada pelos músicos convidados Elena Rodrigues e Iego Levi (flauta), Ocello Mendonça e Marcos Rozis (violoncelo) e João Omar (violão clássico). O disco conta com a participação especial da cantora lírica de ópera, Luciana Monteiro de Castro.
O lançamento está previsto para março de 2013 e boa parte das gravações já foram feitas, em estúdio montado no próprio universo elomariano, na Casa dos Carneiros. A pintura que estampa a capa foi desenvolvida especialmente para o disco pelo pintor e cineasta Chico Liberato, autor das animações “Boi Aruá” e “Ritos de Passagem”.
JOÃO – Filho de Elomar, o músico e maestro João Omar também está preparando um novo disco, “João Omar interpreta Elomar: Peças para violão solo”. Ainda em fase de preparação para entrar em estúdio, o projeto contempla 12 peças para violão solo, com sonoridade tipicamente nordestina em seus aspectos modais. Entre as peças do repertório figura o “Prelúdio nº sexto”, uma homenagem à Villa Lobos, “Lagoa da Porta”, “São João Xaxado”, “Retirada” e “Trabalhadores na destoca”. Todas elas são peças inéditas e de grande importância para o maestro, que acompanhou o processo de composição das obras do pai desde a sua infância.
Juntos, Elomar e João irão apresentar, em forma de ensaio, os trabalhos que estão preparando. O repertório alterna canções entre o cantor e o instrumentista para na segunda parte realizarem juntos algumas das canções mais conhecidas de Elomar. Denominado “Ensaiando o Riachão do Gado Brabo”, pai e filho partem de Vitória da Conquista para se apresentarem nas capitais Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Goiânia, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Aracaju, Fortaleza e Recife, esta última com datas previstas para 28 e 29 de setembro.
A apresentação na Casa dos Carneiros acontece neste sábado, 1º de setembro, para um público restrito de 120 pessoas, numa sala com máxima qualidade acústica e sem o uso de equipamentos de sonorização.
SERVIÇO
CONCERTO ENSAIANDO O RIACHÃO DO GADO BRABO
Elomar e João Omar
Dia 1º de setembro de 2012, às 21 horas.
Local: Teatro Escola Lírica Mineira (Fazenda Casa dos Carneiros, Gameleira, Distrito do Iguá, 20km de Vitória da Conquista, Bahia).
Entrada: R$ 70 (preço único).
Distribuição: sede da produção (Rua Siqueira Campos, 578 – Centro).
Informações: (77) 3421-4881; atendimentorossane@gmail.com.