Filha de Paula Gaitán e Glauber Rocha, Ava se formou em cinema, que começou a fazer quando tinha ainda 14 anos – também já atuou, mas não se considera atriz por não ter estudado teatro. Hoje, aos 34, ela está dedicada à música. Lançou o seu primeiro disco em 2012, “Diurno”, com a banda AVA, formada com Emiliano 7, Daniel Castanheira e Nana Carneiro da Cunha. “A minha ligação com cinema é muito forte, mas a música é minha grande paixão atual. Quero lançar muitos discos e fazer muitos shows”, afirmou à revista Trip.
A cantora contou que começou a fazer música em 2008 e que o disco é um reflexo de um amadurecimento em cena e como cantora. Segundo ela, o diretor de teatro Zé Celso quem a descobriu. “Foi ele quem me deu o grande empurrão para começar a cantar. É uma relação muito forte, não tem como não agradecê-lo. Ele me ajudou a descobrir uma força que eu tinha e estava escondida”, revela.
Na entrevista à revista, a cantora falou sobre o fato de ser filha de Glauber:
“Nunca me senti cobrada. O lugar que meu pai ocupa e um lugar inalcançável, só ele ocupa. Até os cineastas mais geniais do Brasil, tão geniais quanto ele, não ocuparão o lugar que ele ocupa, por isso eu nunca me senti cobrada e nem tive vontade de ocupar o lugar dele. Por outro lado, a humildade no dia a dia, a forma como se estabelece as relações com as pessoas e a verdade ao se trabalhar te livram um pouco de tudo isso. Meu trabalho sempre foi muito bem recebido. Claro que eu já recebi um milhão de críticas, muita gente não gosta dos meus filmes. Outros são apaixonados… Faço meus filmes muito do meu jeito, da maneira como eu vejo o cinema, uma forma muito particular e até despretensioso. Não tenho esse tipo de cobrança, minha relação com meu pai é de muito amor e afeto. Quando você é sincero e coloca as cartas na mesa as coisas ficam claras. Acho que as pessoas vão gostar do meu trabalho independente de eu ser filha ou não do Glauber. Ou não vão gostar. Já escutei muita gente que conhecia meu pai dizer que ele teria muito orgulho das coisas que eu faço e de mim. Fico muito satisfeita de ouvir isso”.
Assista abaixo o clipe da canção “Ela é o samba” ou ouça todo o disco da através do SoundCloud.
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=pQ9nxdbLSFU’]
Confira o programa “Cantoras do Brasil”, do Canal Brasil, com Ava no site do programa.