Os candidatos aprovados pelo concurso público da Câmara Municipal de Itapetinga, realizado em 16 de dezembro de 2012, estão indignados com uma situação: a instituição nomeou funcionários em regime de trabalho de cargo comissionado mesmo com a homologação do resultado do concurso público.

Na mesma data em que o resultado do concurso foi homologado, 18 de janeiro de 2013, no Diário Oficial do Legislativo (edição nº 199), foi publicada a nomeação de nove funcionários para cargos que fizeram parte do concurso e que tem aprovados aguardando a nomeação. Na seção da Câmara do último dia 7, um vereador disse que a presidente da Casa está “enchendo a Câmara de nomeados políticos”.

Diante da situação, os aprovados estão mobilizados e cobrando dos órgãos competentes a nomeação. A presidente da Câmara, vereadora Nídia Oliveira, tem justificado as nomeações declarando que está “aguardando o pronunciamento do Promotor de Justiça José Junseira, uma vez que o concurso encontra-se em fase de inquérito civil”.

Tal inquérito diz respeito a uma denúncia formulada pelo advogado Claúdio Santana Peixoto, que alega descumprimento do Decreto Federal 6944/09, que estipula o prazo mínimo de 60 dias da publicação do edital do concurso até a data da realização da primeira prova.

Em conversa com o promotor na manhã do dia 12 de março de 2013, os aprovados manifestaram a sua indignação e o interesse em entrar com um mandado de segurança, cobrando providências da justiça. Também ficou claro o interesse dos aprovados de formalizar uma denúncia no Ministério Público sobre as nomeações das pessoas que não foram aprovadas em concurso público, mas o mesmo informou que já existe uma denúncia anônima sobre o mesmo fato. O promotor José Junseira comprometeu-se em analisar o caso em tempo breve.

Comentários

Aqui em itororó está acontecendo a mesma coisa, foi feito um concurso público no ano passado o prefeito não conseguiu se reeleger e o atual prefeito ao assumir decretou “situação de emergência” por 90 dias, já contratou e nomeou quem bem quis e não chamou os aprovados. Infelizmente a única solução é acionar a justiça. Situação Lamentável!!

Deixe um comentário