Itaú, Bradesco e Banco do Brasil estão no topo do ranking da Interbrand, que listou as 25 marcas mais valiosas do país. Os valores atribuídos ao trio ainda sofreu queda com relação aos números divulgados em 2012, mas não o suficiente para tirar o pódio das instituições financeiras.
Juntas, as três marcas valem mais de R$ 45 bilhões, quase metade do valor de todas as marcas juntas, que somam R$ 95 bilhões. Logo depois dos bancos, aparecem a Skol e a Petrobras, em quarta e quinta posição, respectivamente. A distribuidora de petróleo foi a marca mais desvalorizada em comparação ao ranking anterior.
Assim como os bancos, as bebidas, os vestuários e as marcas de varejo aparecem com destaque no levantamento. Curiosamente, apenas uma marca de cosméticos, a Natura, aparece entre as 25. E, mais curioso ainda, as duas únicas marcas de telefonia que estão no ranking, a Vivo e a Oi, foram valorizadas.
A BTG Pactual, a Ipiranga, a Porto Seguro e a Arezzo apareceram no ranking pela primeira vez. Já a marca de maior valorização comparando com a listagem do ano passado foi a Hering, com aumento de 58%.
Confira o ranking completo abaixo.
Interbrand é uma companhia que trabalha com marcas globais fundada em 1974. A instituição integra o Grupo Omnicom, uma das maiores agências de publicidade de sociedade gestora de participações sociais do mundo. A análise do valor das marcas é com base em três critérios: Resultados Financeiros (geração de valor financeiro dos produtos e serviços vinculados à marca), Papel da Marca (influência no processo de escolha do cliente) e Força da Marca (capacidade de superar a concorrência e garantir a demanda e os ganhos ao longo do tempo).