Anunciação IPA, Polimango, Monjolo Floresta Negra e a Monjolo Imperial Porter são quatro cervejas da brasileira Tupiniquim. Até aí tudo bem se elas não estivessem entre as 10 cervejas mais bem avaliadas pelo Ratebeer, que é considerado o melhor e mais visitado site de avaliações de cervejas do mundo!
“Com uma comunidade engajada e membros de mais de 100 países, o site reúne as mais variadas informações e avaliações de cervejas do mundo todo. A missão é de oferecer reviews independentes de cervejas artesanais, feitos pelos próprios consumidores, longe das palavras das cervejarias. E podemos garantir, que em geral os reviews e as notas falam a verdade”, escreveu o colunista do Clube do Malte, Vinicius Stanula.
Conheça um pouco mais sobre essas quatro cervejas:
10ª – Tupiniquim Anunciação IPA – Uma IPA que apesar do amargor tem alta drinkability. A Tupiniquim Anuncianção IPA tem 6,6% de teor alcoólico, com um equilíbrio incrível entre amargor e lúpulos frutados. No aroma logo se percebe as notas cítricas e herbais, enquanto o sabor segue na mesma linha, junto do amargor clássico das IPAs. Conseguiu nota geral 94 no Ratebeer, com uma nota 92 dentro do seu estilo.
8ª – Tupiniquim Polimango – É uma cerveja artesanal feita em colaboração com a cervejaria sueca Omnipollo. Uma Imperial IPA com farinha de polenta e diversos lúpulos cítricos, como Columbus, Centennial e Mosaic. Sua coloração é dourada e a espuma é branca e persistente. No aroma, um delicioso lúpulo, clássico do estilo, junto de um sabor igualmente amargo. Seu teor alcoólico é de 8%, que apesar de forte, se encaixa perfeitamente. Conseguiu a nota geral 94 no Ratebeer e nota 72 dentro do estilo. Já foi vencedora de 2 medalhas de prata e 1 de ouro em festivais brasileiros de cerveja.
6ª – Tupiniquim Monjolo Floresta Negra – Edição especial da Monjolo, esta Monjolo Floresta Negra é uma imperial porter igual sua irmã, mas desta vez com uma dose extra de cacau, favas de baunilha e muita framboesa. O resultado é uma espécie de Imperial IPA/Fruit Beer que lembra muito a sobremesa floresta negra. Foi medalha de ouro na South Beer Cup 2015 e medalha de prata Festival Brasileiro da Cerveja 2015. No ranking do Ratebeer, conseguiu nota 95 na avaliação geral e 99 dentro do seu estilo. Seu teor alcoólico é de 10%.
1ª – Tupiniquim Monjolo Imperial Porter – Remetendo aos tempos da colonização do Brasil, esta Tupiniquim foi inspirado no nome Monjolo, que era um artefato antigo utilizado para socar grãos. Nesta Monjolo Imperial Porter, a Tupiniquim inovou e apareceu com uma bela cerveja de líquido viscoso e bastante negro, com o clássico aroma do estilo: torrefação e café. No sabor, um começo bem torrado, com café, cinzas e notas de toffe, chocolate e baunilha. E uma porter potente, que apesar dos seus 10,5% de álcool, é uma cerveja muito bem equilibrada. A nota no Ratebeer ficou em 98, com nota 89 dentro do estilo. É a grande campeã da lista brasileira!
A lista completa com as 10 mais bem avaliadas está aqui.