407245_419756158096695_1738941963_n

O Sertanília nasceu em 2010, em Salvador, bem longe do sertão que serviu de referência para a formação do grupo. Idealizado pelo compositor, violonista e produtor musical Anderson Cunha (nascido em Bom Jesus da Lapa e criado entre Caetité e Guanambi, cidades do semiárido baiano), ele levou o sertão para a capital e apresentou aos amigos que convidou para criar o grupo.

Formado por Anderson, Aiace Félix (vocais) e Diogo Flórez (percussão), as tradições populares do sertão que dão as rédeas e o tom para o trabalho do grupo, aliado à modernidade e a importantes influências, como a obra do menestrel Elomar Figueira. O resultado encanta quem conhece as tradições do sertão profundo e pode ser conferido no disco “Ancestral”, lançado em setembro do ano passado. Tem maracatu, ternos de reis, coco, sambadas e ladainhas.

“Cantamos o sertão ancestral, daí o nome do disco. Não o caricato, do chapéu de couro. Partimos da pesquisa in loco de uma cultura peculiar e preservada, devido ao grau de isolamento da região, em que os costumes são bastante distintos do litoral. O sertão é muito misturado, rico, uma reunião das três identidades que formam a brasileira: a negra, a indígena e a europeia”, declarou Anderson Cunha.

68077_404267662978878_938171229_n
Fotos: Divulgação (Facebook)

O cd tem 18 faixas e para entender um pouco mais o trabalho proposto conta com um livreto que fala sobre as referências assumidas pelo grupo e sobre as canções gravadas. Entre as gravações estão composições de Lenine (“Candeeiro Encantado”), Elomar (“O Pidido” e “Cantiga do Estradar”) e Antonio Nóbrega (“Canudos”), além de cantigas de domínio popular e de composições próprias.

O primeiro disco conta com importantes participações: Xangai e Bule-Bule. No ano passado, o Sertanília chegou a se apresentar fora do Brasil. Foi a Coimbra e Lisboa, em Portugal, e esteve no circuito Tensamba, de Madri, na Espanha.

A banda de apoio é formada pelos músicos João Silva, Mariana Marin, Raul Piranga e o conquistense Massumi. No cd, participaram Nego Henrique, Emerson Calado, Anderson Petti, Tainnã Chagas e Fernanda Monteiro. Participam ainda o Terno de Reis do Riacho da Vaca e o Grupo Bongar.

Para adquirir o disco, é só entrar em contato através do e-mail lojinha@sertanilia.com.br. Valor: R$20,00 (mais frete).

A banda também disponibilizou algumas faixas na internet para baixar gratuitamente através do perfil no soundcloud.

Abaixo, confira o clipe de Tempo de Sereno.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=m6XVcvq3wrc’]

Mais informações no perfil oficial no Facebook e no site sertanilia.com.br.

Deixe um comentário