O site americano de notícias Business Insider divulgou no último dia 13 a lista com as 36 mulheres mais criativas do mundo na indústria da publicidade. Joanna Monteiro, vice-presidente de Criação da FCB Brasil, está no topo da lista entre profissionais dos Estados Unidos, Holanda, África do Sul, Singapura, entre outros lugares.
A lista é feita com base em indicações dos leitores, profissionais de agências e da própria editoria do Business Insider. A partir dessas indicações, o site selecionou as 36 mulheres considerando fatores como reconhecimento dentro da publicidade, carreira e trabalho criativo que se destacou no mundo fora do mercado publicitário.
Joanna virou redatora, embora tenha se formado em Educação Artística na Universidade de Brasília (UnB). Após concluir o curso foi para São Paulo fazer pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM. Não sem antes passar um ano em Londres estudando marketing e três meses em Florença estudando história da arte e italiano.
Ela começou a sua carreira de publicidade como estagiária na Ogilvy (96), foi redatora na DPZ (97-99), passou para a W/Brasil (2000–2001) e depois para Agência África – onde trabalhou como diretora de criação em dois momentos (2002 a 2007 – 2011 a 2012). Entre um e outro, foi diretora de criação da MPM (2008 a 2010), também do grupo ABC.
Em 2012, Joanna deixou a África para se juntar a FCB Brasil, onde se tornou vice-presidente de Criação em 2014, trabalhando para NIVEA, Mondelez, SKY/DirecTV, Petrobras, CNA, Campari Group, Nestlé, entre outros clientes. Em 2014, sua equipe conquistou 17 Leões no Festival de Cannes. Sendo um Grand Prix de Mobile inédito para o Brasil, além de 5 Ouros, 5 Pratas e 6 Bronzes. A performance da agência no festival foi a melhor do País.
Redação Adnews