Livros de cabeceira para bons cervejeiros

Livros de cabeceira para bons cervejeiros

(por Ana Paula Komar, do Clube do Malte)

Para você que aprecia uma boa cerveja especial, além da degustação, é importante também conhecer mais sobre a vasta cultura que está a cerca dessa bebida milenar e sobre o grande universo cervejeiro. E foi pensado nisso que muitos escritores, estudiosos e profissionais do mercado da cerveja, transportaram seus conhecimentos para seus livros. Mais do que buscar conteúdo relevante na internet, hoje também queremos indicar 10 livros cervejeiros que você precisa conhecer, estudar e ter em sua casa para virar um expert em assuntos cervejeiros.

1 – A Mesa do Mestre Cervejeiro, de Garret Oliver – Neste livro Gacervejeirorret Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery e a maior autoridade em cerveja nos EUA, revela por que a verdadeira cerveja, artesanal, é o melhor tipo de harmonização para toda e qualquer refeição. Comprova a versatilidade da cerveja na harmonização com os alimentos. Além disso, ele mostra seu processo de fabricação, história e os mais diferentes estilos de cerveja de todo o mundo. É o livro perfeito para os apaixonados por cerveja e gastronomia.

2 – 1001 Cervejas Para Beber Antes de Morrer, de Adrian Tierney-Jones – Este é o livro perfeito para quem adora uma boa lista e no caso, boa mesmo. Da série 1001, o livro traz 1001 cervejas que todo mundo deve beber um dia. São rótulos dos mais variados estilo e países, inclusive do Brasil. Vale muito dedicar um tempo para a leitura.

3 – Larousse da Cerveja, de Ronaldo Morado – Perfeito para iniciantes no assunto, este livro apresenta uma base de conhecimento de forma bem didática. Fala sobre a história da cerveja, processos de produção, insumos, estilos, culturas de países cervejeiro, gastronomia e negócios. É um bom livro para se ter um panorama geral sobre a bebida.

4 – Guia Ilustrado Zahar de Cerveja, de Michael Jackson – Simplesmente esse é um dos maiores nomes da cereja no mundo. Michael Jackson é um jornalista britânico que ficou mundialmente conhecido como Beer Hunter, ele contribui significativamente para a cultura cervejeira, procurando e catalogando diversos rótulo e estilo pelo mundo todo. Escreveu vários livros, mas esse é o único que foi traduzido para o português. Um formato mais curto, mas que vale muito a pena ter acesso a cada palavra do mestre.

5 – Tasting Beer: An Insider’s Guide to the World’s Greatest Drink, de Randy Mosher – Se você quer aprender a degustar cerveja, esse é o livro mais indicado. Nele o autor explica sobre os aromas e sabores da cerveja e a relação com o processo de produção da bebida. Com ele você vai aprender a identificar as características de aroma e sabores da cerveja e ainda conhecer um guia de estilos detalhado, para auxiliar no seu estudo sobre as variedades da bebida.

Confira o restante da lista no site Clube do Malte.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *