Entre as atribuições do mesário, está a de digitar o número do título do eleitor no terminal do mesário, autorizando-o a votar ou a justificar

Colaborar com o processo eleitoral e com a democracia. Essa é a principal justificativa para participar diretamente das eleições municipias que acontecerão em todo o país. Ser mesário voluntário é uma das maneiras que o eleitor tem para contribuir com as eleições de outubro desse ano.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia iniciou o projeto Mesários Voluntários em 2008 e hoje conta com mais de 31 mil eleitores cadastrados.

O órgão destaca que, entre os benefícios dos mesários, estão dois dias de folga no trabalho para cada dia de serviço nas eleições e a possibilidade de desempate em concurso público, caso esteja previsto no edital. Além disso, os alunos das faculdades conveniadas ao projeto poderão ter as horas de serviço nas mesas receptoras de votos somadas como atividade extra-curricular. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) é uma das instituições conveniadas – ao todo são 57 faculdades conveniadas.

As inscrições são feitas através do site ou pelo telefone (71) 3373-7273. O objetivo do TRE-BA é nomear 34 mil voluntários para as próximas eleições. Esse número representa 25% do número total de mesários.

Conheça as atribuições e responsabilidades dos mesários na cartilha disponibilizada pelo TSE.

Deixe um comentário