Quem estiver se preparando para ir assistir a jogos da Copa das Confederações deve buscar conhecer as regras da Fifa para o torcedor. É proibido, por exemplo, entrar no estádio com bebidas e com sinalizadores.
Conheça outras proibições: armas; garrafas, copos (exceto copos de plástico), jarras, latas; fogos de artifício, sinalizadores, bombas e outros artifícios de fumaça; líquidos de qualquer tipo; narcóticos ou estimulantes; animais; materiais promocionais ou comerciais; latas de spray de gás, substâncias corrosivas, inflamáveis; megafones, sirenes ou buzinas a gás, vuvuzelas; computador, tablet e câmeras de vídeo; e outros (confira a cartilha do torcedor no site da Fifa).
Outra proibição: é proibido fumar em qualquer área dos estádios. Uma regra importante que não é costume do brasileiro: os torcedores “devem ocupar apenas o assento indicado em seu Ingresso edevem acessá-lo apenas por meio da entrada designada”.
Ainda de acordo o código de conduta, não será permitido “gravar (salvo para fins privados), transmitir ou de qualquer forma disseminar pela internet ou qualquer outra mídia, inclusive dispositivos móveis, qualquer som, imagem, descrição ou resultado de qualquer evento que esteja ocorrendo dentro do Estádio, no todo ou em parte, ou auxiliar outra pessoa na condução de tais atividades; explorar comercialmente quaisquer fotografias ou imagens tiradas dentro do Estádio”.
RETIRADA DE INGRESSOS – Quem não conseguir retirar os seus ingressos antes do dia do jogo, pode tirar no dia mesmo. Mas, desde o último dia 29, os centros de distribuição já estão funcionando e para agilizar a retirada, o torcedor pode agendar através do site da Fifa o dia que irá ao centro fazer a sua retirada. Em Salvador, o centro de distribuição de ingressos é no estacionamento do Shopping Iguatemi. Para retirar, o torcedor deve apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de crédito (os mesmos usados no momento da compra). A Fifa ressaltou que apenas o comprador do ingresso poderá retirar o ticket, que será entregue junto com um livreto de informações.
CAXIROLA – Invenção de Carlinhos Brown, a caxirola foi proibida pela Fifa para a Copa das Confederações, principalmente, por conta da revolta dos torcedores do Bahia, que atiraram no gramado as caxirolas distribuídas em protesto à goleada que o time tinha sofrido para o rival Vitória. Ainda não há decisão oficial quanto ao uso do instrumento durante a Copa do Mundo de 2014.
ACARAJÉ – Já o quitute baiano, que tinha a sua comercialização proibida no interior do estádio, foi liberado. As baianas irão ficar numa área conhecida como comercial display, localizada entre as catracas e os corredores do estádio. A área é geralmente disponibilizada pela Fifa para que seus patrocinadores vendam souvenirs e outros produtos oficiais da Copa das Confederações.
PREÇOS – Como os torcedores já estão se preparando, é bom preparar o bolso também para poder curtir os jogos sem passar fome ou sede. Confira abaixo a tabela de preços dos produtos que serão vendidos nas lanchonetes dentro da Arena Fonte Nova.
ACESSO À ARENA – Por questões de segurança, nenhum veículo não credenciado pela Fifa vai se aproximar da Arena, portanto, para chegar só a pé ou usando o transporte público. Nem quem mora na região vai poder passar, no período de 6 horas antes dos jogos e uma hora depois das partidas. Da mesma forma, o morador que estacionar nos locais proibidos corre o risco de ter seu veículo rebocado.
Para fazer o transporte dos torcedores, devem funcionar linhas especiais de ônibus, chamadas shuttle. Essas linhas saem dos estacionamentos e do Aeroporto. No sábado, uma das linhas do Aeroporto já deve operar. Com destino ao Campo Grande, o roteiro segue pela Orla até o Centro. Os ônibus funcionam das 6h às 22h30, ou até as 23h, em dias de jogo. A tarifa custará R$ 20.
Quem precisar estacionar, vai ter que se dirigir à Conceição da Praia, ao Shopping Iguatemi e à Avenida Tancredo Neves, além do campus da Ufba no Canela. Serão disponibilizadas 1.914 vagas, com a tarifa de R$ 20.