Hambúrguer, ketchup e cerveja até que podem fazer uma boa combinação. Mas, para Jorge Paulo Lemann, a combinação é excelente, afinal o sócio da Burger King, da Heinz e da maior cervejaria do mundo, a AB InBev – dona da Ambev no Brasil, ultrapassou a fortuna de Eike Batista.

Segundo a Carta Capital, Jorge Paulo Lemann é o mais admirado empreendedor brasileiro. Em levantamento da Forbes, ele aparece como o homem mais rico do país com fortuna estimada em 17,8 bilhões de dólares, dez vezes maior que a atribuída a Eike, que em 2012 ocupava o posto. É também um dos 50 nomes mais influentes no mundo dos negócios, de acordo a lista da agência americana Bloomberg.

Arte e informações: revista Veja.
Arte: revista Veja

Sócio da gestora 3G Capital, empresa que ajudou a criar em 2004, Lemann foi jogador profissional de tênis (pentacampeão brasileiro nesse esporte) e surfista. Hoje, aos 74 anos, é classificado como gestor de “eficiência impiedosa” e “herói da classe empresarial”.

Economista formado em Harvard, defende a “meritocracia de resultados”, com obsessão pela qualificação de líderes e controle rígido de custos e despesas, o que vêm ainda dos anos 1970, quando fundou o Banco Garantia e iniciou seu império.

Desde 1999, quando seus três filhos menores sofreram uma tentativa de sequestro, ele saiu de São Paulo para morar em Zurique, na Suíça, de onde comanda seus negócios pelo mundo, como estrategista – de posse de relatórios, é capaz de intuir o desempenho de negócios e antever seus resultados.

Baseada no livro “Sonho Grande”, da jornalista Cristiane Correa, que conta a história do bilionário e de seus sócios, a Forbes destacou as 20 regras de sucesso de Jorge Paulo Lemann. Confira quais são:

1º – Bons profissionais com objetivos comuns trabalhando em equipe: este é o patrimônio mais importante e maior diferencial de um negócio.
2º – Encontrar, treinar e manter bons profissionais é uma luta permanente para todos os acionistas.
3º – Os ganhos devem ser estimulantes, justos e equilibrados com os interesses gerais da sociedade.
4º – Avaliação de pessoas é um item essencial para o negócio.
5º – A principal função dos donos de um negócio é escolher pessoas melhores do que eles para manter a empresa funcionando mesmo sem suas lideranças.
6º – A liderança é exercida por ideias claras e pelo exemplo diário, nos mínimos detalhes.
7º – Debater é importante, mas tudo a ser considerado requer alguém responsável por trás. No final, alguém tem de tomar uma decisão.
8º – Senso comum vale muito mais do que ideias complexas. O simples é sempre melhor que o complexo.
9º – Um bom negócio está sempre procurando melhorar. Seja qual for o grau do sucesso, sempre há espaço para avanço.
10º – Sempre reduzir os custos. Isso é algo que está sob o seu controle e garante a sobrevivência do negócio.
11º – Inovações que criam valor são úteis, mas copiar o que funciona bem é muito mais prático.
12º – A educação contínua dos profissionais deve ser um esforço permanente, incorporada à rotina dos negócios.
13º – Só aparecer na mídia com objetivos concretos.
14º – Foco, foco e mais foco no essencial.
15º – Comunicação e transparência com os dados mais importantes ajuda a educar e a criar vantagem competitiva.
16º – Cuidado com as costas.
17º – Ser ético é essencial.
18º – Leva-se muito tempo para construir uma reputação que pode acabar rapidamente.
19º – Em vez de buscar o pote de ouro no fim do arco-íris, ande o arco-íris inteiro obtendo lucro no caminho.
20º – Um sonho grande, desafiador e comum é essencial e ajuda a todos a trabalharem na mesma direção.

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