“Um livro de ficção sobre histórias reais”, assim o poeta e escritor cândido-salense Luiz Carlos Figueiredo define a sua mais recente obra. “As Histórias Extraordinárias do Porto de Santa Cruz” é uma série de acontecimentos pouco conhecidos e que não foram registrados na história oficial do município. O homem que diz ter sido engolido por uma jiboia e um major apaixonado que teve uma crise de “enfezação” precisando ser preso às pressas são alguns dos fatos narrados no livro.

Autor - Luiz Carlos Figueiredo
O autor Luiz Carlos Figueiredo

As histórias que Figueiredo relata estavam ameaçadas de se perderem com o tempo, pois faziam parte da oralidade, da cultura popular não documentada. Os personagens são moradores do povoado Porto de Santa Cruz, onde foi iniciado o povoamento da região, por volta do século XVIII, às margens do rio Pardo. A localidade serve de pano de fundo para apresentar figuras ilustres como Nezim Fussura, Sinvaldo, Jovitel e o próprio “Candim Capadô”, que é o coronel Cândido Sales, nome a quem atribuem a origem do município. Esses personagens reais aparecem ao mesmo tempo em que outros fictícios, como Zefa Espoleta (neta de escravos alforriados e amante do Coronel Onofre, proprietário da Fazenda “Às Baixas”, embrião do Porto de Santa Cruz); o Coronel Nicolau, famoso matador de onças Suçuaranas; Salim Hayal, um caixeiro-viajante turco que ensinou o ofício para Jovitel; e Marianinha, a “santa milagreira” do povoado.

O livro começou a ser escrito há cerca de dois anos, mas sua origem está muito antes disso. Na década de 1990, Luiz Carlos Figueiredo entrevistou o senhor Nenzim Fussura, que havia sido balseiro da localidade e, portanto, conhecedor de muitas histórias. Para enriquecer as histórias em detalhes, o escritor utilizou material pertencente ao radialista Jota do Vale, que havia colhido diversas histórias ao longo de sua atuação como colaborador de jornais da região na década de 1960.Capa do livro

O resultado é um trabalho bem temperado que atravessa períodos diferentes, desde o desbravamento do Sertão da Ressaca, com fatos históricos e bom humor. “Apesar das histórias contadas no livro terem sido reais, a pitada de ficção é o que dá o tempero para se escrever”, destaca o escritor.

SERVIÇO
“As Histórias Extraordinárias do Porto de Santa Cruz”, de Luiz Carlos Figueiredo
Lançamento do livro, exposição artística, cantorias e contadores de causos.
Dia 21 de dezembro de 2012, às 21 horas.
Local: Praça Moisés Félix dos Santos.

Deixe um comentário