Em 1964, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista aprovou uma moção de aplauso para a ditadura. 49 anos depois, os vereadores desfazem o erro histórico e recebem para uma audiência pública o Grupo Tortura Nunca Mais e a Comissão da Verdade. Será no próximo dia 22 de agosto, às 19:30, no plenário Carmen Lúcia. Na ocasião será instalada oficialmente a Comissão Especial da Verdade no município.
A audiência e a instalação dessa comissão têm como objetivo revelar a verdade e romper o silêncio em torno das violações de direitos humanos praticados durante o período da ditadura militar em Vitória da Conquista e contribuir com as comissões a nível estadual e federal.
Em 1964, com o golpe militar, o então prefeito Pedral Sampaio perdeu o seu cargo e seus direitos políticos e foi levado para Salvador pela polícia. A cidade passou a ser administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores da época, o advogado Orlando da Silva Leite. A cidade de Vitória da Conquista foi uma das cidades baianas aterrorizadas com prisões e perseguições de dezenas de pessoas (Leia: Ditadura militar fez vítima em Conquista).
A audiência foi uma iniciativa do vereador petista Florisvaldo Bittencourt, que tem se reunido com pesquisadores do tema para enriquecer o debate. Os professores e historiadores Rui Medeiros e José Alves Dias contribuem com a construção da audiência e o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, também manifestou apoio à criação da comissão municipal e se colocou à disposição do vereador.
De acordo o vereador, muitos serão homenageados: Péricles Gusmão, Ruy Medeiros, Vicente Quadros, Franklin Ferraz, Camillo de Jesus Lima, Gilson Moura, Alcides Araújo Barbosa, Altino Pereira, Aníbal Lopes Viana, Atenor Rodrigues Lima, “Badú”, Edvaldo Silva, Érico Gonçalves Aguiar, Galdino Lourenço, Hemetério Alves Pereira, Hugo de Castro Lima, Ivo Vilaça Freire de Aguiar, Jackson Fonseca, José Fernandes Pedral Sampaio, Anfilófio Pedral Sampaio e outros. Além das homenagens, Pedral Sampaio terá o seu mandato restituído, simbolicamente.
COMISSÕES ESTADUAL E FEDERAL – A Assembleia Legislativa da Bahia instalou a Comissão Especial da Verdade no dia 14 de maio desse ano. Já a Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012 pela presidente Dilma Rousseff.
Comentários
Sou a favor de todo e quaisquer esclarecimento sobre as prisões arbitrarias e torturas que aconteceram com estas pessoas em Vitória da Conquista, inclusive eu sou filho de ALCIDES ARAUJO BARBOSA e vou está presente nesta solenidade em homenagem a estes injustiçados.