A programação atrai cerca de 6 mil pessoas para o Centro de Convenções Divaldo Franco
A programação atrai cerca de 5 mil pessoas para o Centro de Convenções Divaldo Franco

Em 1954, Vitória da Conquista realizou a sua primeira Semana Espírita através da União Espírita, entidade criada na cidade em 1951 por nomes como Elísio da Rocha Dórea, Luiz Barreto Vieira, João Gustavo dos Santos, Isaias Viana de Andrade, José Sátiro dos Santos Silva, Irênio dos Santos Silva, Achiles Ferreira Motta, João de Andrade Santos, Alziro Prates, Alfredo Prates Filho (“Seu” Filó), Raquel Correia Cunha, Isaura Correia Andrade, Zoroastro Pinto, Olímpio Benício dos Santos, Enock Spínola Teixeira e Revaldo Correia dos Santos.

Com a iniciativa, Conquista foi a primeira cidade da Bahia, e está entre as 10 primeiras do Brasil, a realizar um evento dedicado à doutrina espírita. Desde então, o evento nunca teve interrupção, só cresceu com o tempo e ampliou o seu alcance. Hoje, as atividades da Semana Espírita são transmitidas ao vivo via internet, fato inimaginável para a década de 50, quando a Semana acontecia em uma sala do Centro Espírita Humberto de Campos.

De lá para cá, o público aumentou, a doutrina ganhou mais adeptos e caravanas de todo o Brasil e até pessoas de outros países chegam à cidade para prestigiar a programação dedicada a temas do espiritismo. O evento saiu da estrutura do Centro Humberto de Campos em 1988, quando passou a acontecer no Centro de Cultura até 2007, passou pelo Planet Hall em 2008 e 2009 e, desde então, acontece em um espaço próprio, construído pela UEVC, no Centro de Convenções Divaldo Franco.

Conferencistas renomados, como o médium Divaldo Franco e Raul Teixeira, participam do evento. Confira abaixo a programação das palestras da 60ª edição, que acontece de 1º a 8 de setembro, com o tema “Reencarnação e imortalidade”.

1/9, às 20:30 – Finalidades da reencarnação – Jorge Elarrat
2/9, às 20 horas – Provas e evidências das existências sucessivas – André Luiz Peixinho
3/9, às 20 horas – A reencarnação como lei biológica – Décio Iandoli
4/9, às 20 horas – A reencarnação na bíblia – Eliseu Mota Júnior
5/9, às 20 horas – Reencarnação: “ergue-te e anda!” – Sandra Della Pola
6/9, às 20 horas – Paradoxos da vida – Divaldo Franco
7/9, às 20 horas – Planejamento reencarnatório e destino – Alberto Almeida
8/9, às 15 horas – A reencarnação e a evolução do espírito – Divaldo Franco

Para mais informações sobre a programação, acesse o site da UEVC.

HISTÓRIA DO ESPIRITISMO EM CONQUISTA – A doutrina espírita chegou em Conquista em 1890, através do professor Ernesto Dantas, que veio de Caetité para a cidade, onde criou com o coronel Francisco Andrade um grupo de estudos. O primeiro centro espírita foi criado no início do século XX com o nome Centro Espírita Conquistense. Na época, a cidade tinha um pouco mais de 25 mil habitantes. O Centro Espírita Humberto de Campos é o mais antigo em funcionamento, fundado em 1939.

Deixe um comentário