A Folha anunciou nesta segunda-feira, 3, o primeiro ranking sistemático de universidades brasileiras, feito com uma metodologia inédita. O RUF (Ranking Universitário da Folha) traz a classificação de 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades-instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme a definição do MEC.
Entre as universidades baianas, a Universidade Federal da Bahia (UFBa) foi a melhor colocada, ficou em 12º lugar. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aparece em 55º. A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) em 60º e logo depois a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em 61º. A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) ficou em 83º lugar e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em 98º. Entre as instituições particulares, somente duas apareceram no ranking: Universidade de Salvador (96º) e Universidade Católica do Salvador (146º).
Abaixo, as dez primeiras colocadas a nível nacional (todas são públicas):
As 191 universidades estão listadas no ranking geral feito a partir de quatro indicadores. Juntos, eles somam cem pontos: produção científica (55 pontos), inovação (5 pontos), reputação no mercado (20 pontos) e qualidade de ensino (20 pontos).
Nos levantamentos do Datafolha foram consultados 597 pesquisadores com grande produção científica, de acordo com o CNPq, a maior agência de fomento à ciência do país.
Também foram ouvidos 1.212 responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, escolas e outras instituições que contratam profissionais nos 20 cursos que mais formam no Brasil, como administração e direito.
O levantamento foi baseado em rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro.