Três vezes João Ubaldo

ubaldo

Morreu no dia 18 de julho, aos 73 anos, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. Ele será enterrado neste sábado, 19. O escritor estava em sua casa, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, quando sofreu uma embolia pulmonar.

João Ubaldo ocupava a cadeira nº 34 da ABL desde 7 de outubro de 1993, e da Academia de Letras da Bahia (ALB), onde tomou posse em 2012. Autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O Sorriso do Lagarto” e o clássico da literatura nacional, “Viva o Povo Brasileiro”, João Ubaldo Ribeiro era conhecido por seu interesse em problemáticas sociais e políticas.

Através desse link, você pode baixar “Política”, “Um brasileiro em Berlim” e “A casa dos budas ditosos”, todos de autoria do escritor baiano, o mais famoso filho de Itaparica. Confira abaixo sinopse dessas obras.

POLÍTICA – QUEM MANDA, PORQUE MANDA, COMO MANDA (2010)
Sem usar jargões nem impor qualquer visão particular, João Ubaldo destrincha alguns enigmas desta atividade inexorável à vida humana – a Política. Tem a ver com quem manda, por que manda, como manda. E João explica isso tudo como ninguém. Vai comendo pelas beiradas, explicando que coisa é essa, a Política, e por que ela interessa a todos e a cada um, e aos poucos desvendando conceitos fundamentais da sociedade e do Estado. Escritor, jornalista, bacharel em Direito, mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul, João Ubaldo foi professor de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia. Em Política, ele utiliza seu conhecimento acadêmico para tratar de temas como poder, nação, soberania, democracias, ditaduras, partidos políticos, ideologias, entre outros.

UM BRASILEIRO EM BERLIM (1995/2011)
Um dos nomes mais reconhecidos da literatura brasileira na Alemanha, o imortal João Ubaldo Ribeiro foi convidado pelo DAAD, um programa de intercâmbio alemão, para realizar um roteiro literário pelo país. Assim que chegou à Alemanha em 1990, o escritor baiano ganhou uma coluna no jornal Frankfurter Rundschau. O resultado foram crônicas bem-humoradas reunidas no livro Ein Brasilianer in Berlin, sucesso editorial naquele país. No Brasil, a temporada de Ubaldo no país de Goethe repetiu o êxito alemão. Lançado originalmente em 1995, Um Brasileiro em Berlim faz um registro impiedoso, divertido e inteligente da experiência de ser brasileiro num país culturalmente tão diverso.

A CASA DOS BUDAS DITOSOS (1999)
O livro traz a história de CLB, uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia e residente no Rio de Janeiro, que jamais se furtou a viver – com todo o prazer e sem respingos de culpa – as infinitas possibilidades do sexo. Seriam as memórias desta senhora devassa e libertina um relato verídico? Ou tudo não passa de uma brincadeira do autor? Nunca saberemos. Importa é que ninguém conseguirá ficar indiferente à franqueza rara deste relato e a seu humor corrosivo. Com a maestria que o consagrou como um dos mais importantes escritores brasileiros contemporâneos, João Ubaldo Ribeiro nos brinda com esse depoimento “sócio-histórico-lítero-pornô”. Um romance impudico e provocador. Às vezes chocante, às vezes irônico, sempre instigante. Um livro, que, não por acaso, ele dedica às mulheres. Com a deliciosa sugestão de que, realmente, não existe pecado do lado de baixo do Equador.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *