SAM_4090

Após as reivindicações que tomaram as ruas de diferentes cidades em várias partes do Brasil, nasceu a ideia de uma mobilização nacional a partir da CSP-Conlutas, Força Sindical, CUT, CTB, UGT, NCST, CGTB e CSB. Sindicatos e entidades organizadas se uniram para unificar a pauta e realizar o Dia Nacional de Luta com mobilizações e greves.

Em Vitória da Conquista, as classes também abraçaram a ideia. Hoje (11), dia escolhido para realização dos atos em todo o país, dezenas de entidades se reuniram na praça Barão do Rio Branco. Para o presidente do Sindicato dos Bancários da região, Delson Coêlho, os atos de hoje resultam da soma dos movimentos. “As coisas que estão sendo colocadas nas ruas pela população tem várias bandeiras dos trabalhadores, só que dessa vez os próprios trabalhadores estão trazendo as suas bandeiras de luta para mostrar nossa demanda, que é uma demanda reprimida”, disse Coêlho.

“A sociedade civil organizada nunca parou de lutar, jamais estivemos deitados, jamais estivemos dormindo, os trabalhadores com as suas organizações sempre estiveram à frente da luta e com essas bandeiras que estão na rua”, acrescentou.

De acordo o diretor da Associação de Docentes da Uesb, o professor Marcos Antonio Tavares, o ato foi organizado para destacar as reivindicações da classe trabalhadora. “Nós sabemos o que queremos, como um transporte público de qualidade, que é uma pauta nacional e também local, pois temos os mesmos problemas ou até maiores em algum casos. Precisamos de um terminal de ônibus que atenda as necessidades dos usuários, a redução da tarifa, tarifa zero para estudante e desempregados, mas também queremos reformas estruturais como a reforma agrária, que por muito tempo nós reivindicamos e até hoje não foi feita”, destacou o professor.

SAM_4085

Segundo organizadores, o ato realizaria uma caminhada por algumas ruas do centro para se concentrar à frente da prefeitura municipal com o objetivo de entregar a pauta local ao poder executivo.

Entre as entidades participantes do ato, estavam: Adusb, Assufba, SIMMP, Sindicato dos Bancários, Sinserv, Sindacs, Sindicato da Construção Civil, Sindicato dos Comerciários, Kizomba, Enegrecer, Marcha Mundial das Mulheres, Levante Popular da Juventude, APLB, Sindump, Sindsaúde-BA, e outros.

Deixe um comentário