O plano de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, conhecido como Santa Saúde, chegou à falência, segundo informações de funcionários do hospital. Agora, os beneficiários devem solicitar a migração para outro plano, evitando a perda de carência. De acordo a Resolução Operacional de número 1.362, publicada no Diário Oficial da União de 30 de janeiro de 2013, “anormalidades econômicas-financeiras, assistenciais e administrativas graves” que levaram à esta situação.

Em entrevista concedida ao jornal Diário do Sudoeste da Bahia, o provedor da Santa Casa, Abmael Brito, disse que mudanças e exigências, por conta de novas normas e regulamentações, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fizeram a gestão decidir pelo fim do plano para não prejudicar o funcionamento do hospital. “É claro que isso (as mudanças) é excelente para todos nós. Nos dirigimos à ANS buscando uma solução para o plano Santa Saúde, que, na condição de ter que prestar o serviço, o vinha onerando de forma deficitária financeiramente e descobrimos que a instituição poderia vir a ser responsabilizada pelos resultados financeiros do plano”, explica Brito. “Já temos uma dificuldade enorme em manter a instituição Santa Casa de Misericórdia. Visando evitar riscos nessa gestão, achamos prudente buscar a solução onde ela existe de fato e de direito”, completou.

Em cumprimento à Resolução da ANS, a Santa Casa comunicou aos seus beneficiários o prazo para proceder com a portabilidade especial de carências: 30 de março – sessenta dias após a publicação da resolução. Os beneficiários devem ficar atentos à regras para proceder a migração. A RO 1.362 pode ser conferida abaixo, assim como o passo a passo disponível no site da ANS para a portabilidade.

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PASSO A PASSO DA PORTABILIDADE
1. Consulte o Guia ANS de Planos de Saúde e localize os planos compatíveis com o seu.
2. Entre em contato com a operadora escolhida e peça a proposta de adesão. Não saia do seu atual plano de saúde antes da resposta da operadora.
3. Na data da assinatura da proposta de adesão, apresente cópia dos comprovantes de pagamento dos três últimos boletos, comprovante de permanência no plano de origem e relatório de compatibilidade do Guia ANS de Planos de Saúde.
4. Após a assinatura da proposta de adesão, aguarde a resposta da operadora do plano de destino por até 20 dias.
5. A proposta é considerada aceita se a operadora de destino não responder nesse prazo. Recomenda-se entrar em contato com a operadora de destino, confirmar a adesão e solicitar a nova carteirinha.
6. O contrato do plano de destino entra em vigor 10 dias após a aceitação da operadora.
7. A operadora do plano de destino entrará em contato com a operadora do plano de origem e com você, informando a data de início de vigência do contrato.
8. Recomenda-se avisar à operadora do plano de origem que exerceu a portabilidade de carências e informar a data de início da vigência do contrato, que será a mesma da rescisão do contrato do plano de origem.

Comentários

Eu Maria Raquel Barreto dos Santos, quero que envie propostas de planos de saúde, compativeel ao meu atual que era da Santa Saúde, e como foi dada como falêcia. quero migrar para um novo plano compativel ao que era o meu, volar..$-128,55, P.S. Plano hospitalar…porfavor envie-me propostas urgente..

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