A pergunta parece simples, mas levanta uma questão que pode gerar uma interessante discussão na mesa do jantar, no bar, na hora do cafezinho.
Antes de iniciar essa reflexão, fica a sugestão de trilha sonora – dê o play no vídeo antes de continuar a leitura.
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=lMgoH2VPNss’]
(Continuando)
Segundo a Nestlé, “tanto biscoito quanto bolacha são termos corretos para indicar o mesmo tipo de alimento, no entanto, o termo biscoito é o mais comum na indústria alimentícia”. Há, entretanto, explicações que vão além e que consideram razões distintas para diferenciar a bolacha do biscoito e vice-versa.
PREPARO
As bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos, de acordo artigo publicado no site da PUC-SP. A afirmação nos induz a concluir que, se toda bolacha é seca e todo biscoito pode ser seco ou úmido, toda bolacha é biscoito, mas nem todo biscoito é bolacha.
FORMA
As bolachas são, normalmente, planas enquanto que os biscoitos, dificilmente, são planos. Ou seja, se o biscoito pode ser plano, mesmo que raramente, quando for, ele também pode ser considerado uma bolacha.
ORIGEM DA PALAVRA
Biscoito – vem da união de duas palavras francesas: “bis” e “coctus”, que significam cozido (ou assado) duas vezes.
Bolacha – de origem holandesa, significa esfera achatada.
Mais uma vez podemos concluir que a bolacha pode ser um biscoito e o biscoito pode ser uma bolacha, desde que a bolacha tenha sido assada duas vezes e o biscoito seja achatado.
CURIOSIDADE
História da bolacha Maria
Foi criada em 1874 para comemorar as bodas da duquesa Maria Alexandrovna da Rússia com o Duque de Edimburgo. O casamento foi realizado em 23 de janeiro de 1874. A cerimônia foi realizada no palácio de inverno em São Petersburgo. Para comemorar a ocasião, uma pequena padaria inglesa criou o hoje internacionalmente conhecido biscoito (ou bolacha) Maria, com o nome da Grã-Duquesa escrito sobre ele. O casamento, no entanto, não foi feliz, e a esposa era vista pela sociedade de Londres como arrogante – tipo, se achava a última bolacha do pacote.
O biscoito Maria na sua saga pela Europa tornou-se parte integrante da cultura nacional espanhola. Durante os anos da guerra civil, a Espanha mergulhou em uma pobreza profunda. Quando a guerra terminou em 1939 a prioridade era que cada cidadão tivesse pão suficiente. Dedicaram-se à lavoura do trigo e as colheitas foram abundantes. Com os excedentes de trigo os padeiros despejaram no mercado grandes quantidades de caixas de biscoito Maria. Foi considerado símbolo da prosperidade na economia e sinal da recuperação do país.