A prefeitura municipal de Vitória da Conquista anunciou, por meio do seu perfil oficial no Facebook, as atrações da segunda edição do Festival da Juventude. Com o tema “Fazer parte em toda parte”, o evento acontece de 10 a 12 de maio, com shows, oficinas, rodas de debate e seminários.
A abertura contará com a presença do escritor paraibano Ariano Suassuna e terá shows de Tulipa Ruiz, Arnaldo Antunes, Otto e Jau. Bandas da cidade se apresentarão no mesmo palco e serão selecionadas via edital. Toda programação é gratuita e os shows acontecerão na praça Barão do Rio Branco.
A organização do Festival, de acordo a prefeitura, é coletiva. “O evento tem um modelo inovador em sua concepção e tem sido construído coletivamente, com a participação de entidades estudantis e movimentos de juventude”, declarou o secretário de Comunicação, Ricardo Marques. “O mais importante de tudo é a oportunidade do encontro, da conversa e da organização social dos jovens. Para tanto, as políticas públicas municipais, estaduais e federais estarão presentes no evento”, destacou.
Além dos shows e dos espaços de discussão, o Festival terá ainda tenda eletrônica e passeio ciclístico. Na sua fanpage, a prefeitura informa que em breve serão divulgados mais detalhes sobre o Festival. Neste ano, são parceiros do evento a Uesb, a Fainor, o Sesc e o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Conheça um pouco mais sobre as atrações anunciadas.
ARIANO SUASSUNA – Autor de “O Auto da Compadecida” e de “A Pedra do Reino”, Ariano é um árduo defensor da cultura nordestina e um dos grandes escritores brasileiros. Formado em Direito, se tornou teatrólogo e foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina. O escritor sempre militou ao lado das causas sociais e hoje, aos 85 anos, é secretário de estado de Pernambuco, respondendo pela pasta de Assessoria ao Governador.
ARNALDO ANTUNES – Até 1992 ele integrava o grupo Titãs, partiu para carreira solo e é um dos grandes compositores da música brasileira. Suas músicas já foram gravadas por nomes como Gal Costa, Marisa Monte e Frejat. Em 2008, foi listado entre os Cem Maiores Artistas da Música Brasileira pela revista Rolling Stone. Seu mais recente disco é o Acústico MTV, lançado no ano passado em comemoração dos 30 anos de carreira do cantor.
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=YOFyJ82zrX0′]
JAU – Ex-integrante do Olodum, Jau é um dos mais prestigiados compositores baianos da atualidade com canções gravadas pelos grandes nomes da música baiana. Sua voz é marcante e suas canções ajudam a entender a nova Bahia, numa mistura de cordas e atabaques, que vão do clássico ao afroreggae e ao samba, com elementos do tecno e dos terreiros de candomblé. É dele canções como “Sandália de couro”, “Flores da favela”, “Vestido de prata” e “Amanda”, o mais recente sucesso.
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=5MIXFpo90Dw’]
OTTO – Pernambucano, Otto foi percussionista da primeira formação da Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A, segue carreira solo desde 1998, quando lançou “Samba pra burro”. Influenciado pelo Mangue Beat, faz músicas que resgatam ritmos brasileiros, juntando-os ao som eletrônico. Por conta do seu primeiro disco, foi saudado pela imprensa de São Paulo como autor de um trabalho inventivo e estimulante, numa colagem de maracatu com drum’n’bass, forró com rap.
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=ICL-iGPU43s’]
TULIPA RUIZ – Uma das vozes da nova MPB, Tulipa consagrou-se como revelação após lançar o seu disco “Efêmera”, despertando o olhar da crítica e do público. Suas canções são sutis e poeticamente diretas, cheias de arranjos simples e melodias doces. Como ela foi descoberta por postar suas primeiras gravações no MySpace, ela disponibilizou, gratuitamente, o segundo disco, “Tudo Tanto”, no seu site.
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=42j4rcn994A’]