Vivemos numa sociedade historicamente machista que vem se transformando ao longo do tempo. Muitas mudanças aconteceram, muitas atitudes foram extintas, alguns pensamentos tiveram que se adaptar e certos preconceitos e tabus foram quebrados, mas ainda somos machistas!
Esse cenário foi confirmado pela pesquisa Percepções dos Homens Sobre a Violência Doméstica contra a Mulher, realizada pela Data Popular a pedido do Instituto Avon, que desde 2008 iniciou a campanha global da “Fale sem Medo – não à violência doméstica”. Esta foi a terceira pesquisa realizada com o objetivo de promover o levantamento de informações sobre as percepções da população em relação à violência doméstica contra a mulher, para fomentar a discussão sobre o tema e subsidiar iniciativas e políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Veja os números que comprovam que o homem ainda pensa como se vivesse no início do século passado:
A pesquisa completa pode ser acessada nesse link.
A pesquisa foi realizada entre agosto e setembro de 2013, em duas etapas, uma quantitativa – com entrevistas em profundidade com 995 homens e 505 mulheres de 16 anos ou mais, em 50 municípios das cinco regiões brasileiras – e uma qualitativa, em que participaram 13 especialistas no tema da violência doméstica contra mulheres e seis homens autores de violência.