O marqueteiro baiano José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido como Duda Mendonça, será julgado no STF (Supremo Tribunal Federal) por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Um dos 38 réus do mensalão, ele ficou conhecido como um dos maiores marqueteiros políticos do Brasil.
Duda Mendonça foi o responsável pelas campanhas de vários políticos, de Paulo Maluf a Marta Suplicy, em São Paulo, passando pela campanha presidencial de Lula, em 2002, e chegando ao Ceará, onde trabalhou com Ciro e Cid Gomes. E o alvo do publicitário tem crescido a cada ano. Desde o escândalo do mensalão, em 2005, ele passou a investir também em campanhas fora do Brasil e montou empresas na Polônia e Portugal.
O publicitário é dono da empresa Duda Propaganda e autor do livro Duda Mendonça – Casos & Coisas, onde conduz o leitor pelos bastidores do mundo político e pelos processos criativos da propaganda e, ao mesmo tempo, fala de seus pais e filhos e de experiências vitais.
Na política, a marca de Mendonça é fazer peças publicitárias baseadas na emoção. Apela para histórias de pessoas simples e suas origens para conquistar o eleitor. É mestre também em trabalhar a imagem de políticos que têm altos índices de rejeição. Essas características foram marcas registradas das campanhas de Maluf e Lula.