Mapa da Cachaça mostra onde encontrar uma boa caninha

102 (1)

Cana, pinga, aguardente. Muitos são os nomes para a tradicional cachaça, que tem sua definição instituída no decreto 6871/2009: “a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de açúcar”. A cachaça faz parte da cultura brasileira e é considerada patrimônio histórico e cultural do país.

Em 2012, o Ministério da Cultura reconheceu o projeto “Mapa da Cachaça” como o melhor em Mapeamento Cultural para, este ano, no edital Cultura 2014, foi incluído na categoria gastronomia. O projeto tem três objetivos, valorizar o consumo moderado e inteligente da bebida, apresentar a cachaça como parte da identidade cultural do nosso povo e produzir conteúdo com informação histórica, social, cultural e técnica.

Para ter acesso ao mapa, os interessados podem visitar o site mapadacachaca.com.br.

O site começou com foco apenas em vídeos, mas outros formatos, como receitas e crônicas, começaram a ser usados para falar sobre a cultura de cada região brasileira sob a ótica da bebida. “Além de conhecer a graduação alcoólica e outros quesitos técnicos, queremos fazer o registro regional da história da cidade de cada alambique, quem é o produtor”, afirma Felipe Januzzi, paulista de Campinas e um doscriadores do site.

Outro atrativo do site é o mapa colaborativo do Brasil onde estão apontados diversos endereços onde encontrar boas versões da bebida. Com esta ferramenta, qualquer usuário pode indicar um local para ser incluído. Dicas de bares especializados em um bom rabo de galo também podem ser encontradas na coluna “Onde Beber”.

No Mapa da Cachaça, pode-se ainda assistir vídeos, participar de fóruns, ter acesso a receitas, artigos, crônicas, ficar pro dentro de eventos e fazer download de materiais sobre a bebida, como do livro Cachaça e Gastronomia 2014.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *