O retorno das atividades do programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, será com uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha, por ocasião do seu aniversário. Se estivesse vivo, Glauber completaria 74 anos no próximo dia 14 de março. Para lembrar a data e o trabalho do conquistense que foi um dos criadores do chamado Cinema Novo, movimento que transformou o modo de fazer cinema no Brasil e que até hoje influencia produções pelo mundo, será realizada a V Semana Glauber.
“O legado da obra do cineasta conquistense merece ser continuamente revisitado em sua cidade natal, como referência impulsionadora para as novas produções e ininterrupta motivação de difusão da arte cinematográfica em nossa cidade”, defende a produção do evento.
A programação tem início no dia 11 e segue até o dia 14 com exibição de filmes que abordam a obra e a temática glauberiana, além de seminários e discussões. O evento contará com a participação do cineasta baiano Geraldo Sarno. Confira a programação abaixo.
De 11 a 14, na sala de Cinema do Janela Indiscreta, das 14 às 18 horas
Seminário “Como Nasce o Documentário”, com Geraldo Sarno.
Dia 12, no Teatro Glauber Rocha, às 19 horas
Longa-metragem: “Coronel Delmiro Gouveia”, de Geraldo Sarno
Comentário: Geraldo Sarno; Apresentação: Tadeu Botelho.
Dia 13, no Teatro Glauber Rocha, às 19 horas
Curtas-metragens: “Memória de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorobó”, de Agnaldo Siri Azevedo; “De Glauber para Jirges”, de André Ristum
Comentário: Mônica Medina.
Dia 14, no Teatro Glauber Rocha, às 19 horas
Encontro Marcado: “Glauber Rocha e o Cinema Latino-Americano”
Palestrante: Geraldo Sarno; Mediador: Glauber Lacerda.
GERALDO SARNO – Nascido em Poções, na Bahia, em 1938, ele é um nome fundamental na trajetória do moderno documentário brasileiro. Suas primeiras experiências cinematográficas foram realizadas ao lado de Orlando Senna e Valdemar Lima: filmes sobre camponeses e revolução agrária, mistos de documentário e ficção. Em toda a sua produção, sobressai o profundo vínculo com a cultura popular. No terreno da ficção, assinou dois longas-metragens: O Pica-Pau amarelo (1973) e Coronel Delmiro Gouveia (1977).
O evento é realizado pela Uesb, numa parceria entre o Janela Indiscreta, o Programa de Cinema e Audiovisual (ProCine Uesb) e o projeto de extensão Telas e Textos.