525448_579441458755399_232461086_n

Nascido no dia de São Jorge, o videomaker conquistense Jorge Melquisedeque foi um dos idealizadores do projeto Janela Indiscreta Cine-Vídeo. Sua história se confunde com a da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e, se estivesse vivo, completaria 60 anos no próximo dia 23. Apesar dos seus poucos 48 anos de vida, idade que tinha quando foi assassinado, foi um ativista cultural responsável por diversas atividades dentro da Uesb, ainda quando era Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista (FFPVC).

Na década de 1970, participou do movimento literário “Geração Mimeógrafo”, quando divulgou, pela primeira vez, a poesia marginal na cidade. Entre muitas das atividades que se envolveu, ajudou a organizar a Semana de Cultura Regional da FFPVC, criou o Projeto Universitário e a ProVídeo. Ao lado de Esmon Primo, criou o Janela Indiscreta em 1992.

A existência, hoje, na Uesb dos cursos de Jornalismo e Cinema, assim como da TV Uesb e da Rádio Uesb, está diretamente relacionada ao fato de um dia ter passado pela universidade uma figura como Jorge Melquisedeque, que deu impulso criativo e influênciou muita gente, direcionando olhares e contribuindo com a formação de público para as salas de cinemas e os bons filmes, como propõe o Janela.

“Escritor, cantor, roteirista, publicitário, videomaker, cinéfilo, agitador cultural… Projetou e executou vários eventos culturais, prefaciou livros e emitiu pareceres sobre trabalhos de artes plásticas, literatura, música e teatro. Sua capacidade de percepção do mundo o tornou uma referência enquanto ser humano e profissional” – diz a nota enviada à impresa pela coordenação do cineclube.

CURIOSIDADE – O pai de Melquisedeque trocou uma casa por uma sala de cinema em Planalto e também fazia sessões itinerantes pela região, com dois projetores móveis de 16 milímetros, período em que, para Jorge, ele viveu uma “aventura cinematográfica”. Entre vários projetos de cinema que abraçou, foi também membro do Clube de Cinema Glauber Rocha, cineclube que surgiu em Vitória da Conquista em 1975.

HOMENAGEM – Em sua memória, o Janela Indiscreta realiza, junto com familiares e amigos, dois encontros, um no dia 23 de abril e outro no dia 30, sempre às 19 horas, no Teatro Glauber Rocha. A programação conta com exibições de vídeos, músicas, poesias, entre outros registros, e todos estão convidados a participar.

(Com informações da Ascom-Janela Indiscreta)

Deixe um comentário