Guilherme assina Pacto pela Juventude

Houve um tempo em que a juventude tinha que fazer muita pressão e ir para as ruas para ser recebida nos gabinetes políticos. Em Vitória da Conquista, o candidato a prefeito petista, Guilherme Menezes, reuniu entidades representantes e se comprometeu com os jovens da cidade através do “Pacto pela Juventude”, documento elaborado por organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional da Juventude.

O ato aconteceu na manhã deste sábado, 22, com a presença de representantes da Pastoral da Juventude, da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas, da União dos Estudantes Secundaristas de Conquista, da União da Juventude Socialista, da Juventude do PT, do Coletivo Quizomba, do Coletivo Suíça Bahiana, do Coletivo Finas, do movimento LGBT e das juventudes quilombola, das religiões de matrizes africanas, evangélica, espírita, do ensino técnico e do ensino superior.

Para o representante das religiões de matriz afro, Pata Nkise Koseso, a assinatura foi um momento importante. “Vitória da Conquista precisa resgatar a adolescência e os jovens que vivem na rua, os terreiros de candombé tem resgatado muitas pessoas, retirando das drogas e do roubo. Esse passo é muito importante porque é necessário recursos para ajudar a essas pessoas que vivem no perigo das ruas”, argumenta.

“As políticas públicas da juventude serão centralizadas nesse pacto e no conselho municipal. A partir de agora, a juventude estará dentro da democracia representativa, atuando e lutando por seus direitos e por seu protagonismo também”, acredita o secretário da Juventude do PT, Carlos Ribeiro.

“Há muito tempo esperávamos pela assinatura desse pacto. Estamos contentes e esperamos que as coisas realmente aconteçam no município, que se transforme em um impacto para a juventude e o movimento LGBT”, ressalta a representante do movimento LGBT, Eliane Sousa.

“Todos devem ter voz e se expressar de forma organizada e a juventude deve se organizar e buscar o seu direito de participar do governo da sua cidade, pois é onde vai se esbarrar para as cobranças. E, mais do que participar, é importante conhecer o governo por dentro para conhecer as dificuldades e também as possibilidades”, afirmou o candidato, que que na juventude rodou o país de São Paulo ao Rio Grande do Norte como mochileiro.

Atual prefeito da terceira maior cidade do Estado, Guilherme é o primeiro candidato da região Sudoeste a assinar o documento. “Assino esse pacto com muita honra e muita disposição. A partir de 2013, será um governo com políticas fortalecidas e específicas para esse segmento tão fundamental em qualquer sociedade. A nossa luta é contra o principal inimigo chamado de intolerância”, garantiu o petista.

Com a reivindicação de nove itens, o Pacto pela Juventude surgiu com a ideia de apresentar propostas aos governos federal, estaduais e municipais para que se comprometam com as políticas públicas de juventude. A primeira edição foi apresentada nas eleições de 2008.

Confira a íntegra do documento Pacto pela Juventude.

Deixe um comentário