Nos últimos anos, o Grito dos Excluídos estava de fora da programação do desfile de sete de setembro de Vitória da Conquista, realizando a sua manifestação em outro dia e pelas ruas do centro da cidade. Organizado pela igreja católica com a participação de diversos movimentos sociais, a tradicional marcha em protesto volta a ser realizada no dia da independência.
Esse ano, o tema do Grito é “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”. Em Conquista, os participantes irão se concentrar a partir das 8:30 do dia 7, em frente ao Seminário de Fátima (Av. Brumado), de onde sairão após a passagem das escolas da rede municipal de ensino.
O Grito dos Excluídos nasceu há 18 anos a partir das pastorais e setores progressistas da igreja católica com bandeiras fundamentadas, principalmente, em torno da soberania nacional. “O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo e um espaço de animação e profecia. Aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos”, diz nota distribuída à imprensa.