Água é uma das necessidades da região sudoeste, tanto para o consumo humano, quanto para animais e para a agricultura. O desenvolvimento da região depende da disponibilidade de água e, portanto, está vulnerável aos períodos de seca. Tendo em vista essa necessidade, o governo do estado da Bahia anunciou nesta segunda, 30/9, a construção de 16 sistemas de abastecimento de água para consumo humano e 33 sistemas de água para consumo animal.
O anúncio foi feito em Vitória da Conquista pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, acompanhado dos secretários Cézar Lisboa (Relações Institucionais), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano). “O nosso maior objetivo é universalizar o acesso à água na Bahia. O trabalho por quem mais precisa segue firme neste governo, de forma prioritária”, declarou o secretário.
São 14 sistemas simplificados de abastecimento de água e dois sistemas integrados para consumo humano – realizações do programa Água para Todos. Juntos, eles somam R$ 7,7 milhões em investimentos. Para consumo animal, serão 33 novos sistemas, cujo valor total é R$1,4 milhão. A execução dessas obras será feita pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb).
Também foram autorizadas as ampliações dos sistemas de abastecimento de água das cidades de Boa Nova e Piripá, além da ordem de serviço para levar água tratada aos povoados de Lagoa Dantas, Jacó e Santa Cruz, no município de Planalto, e a abertura de licitações para obras de abastecimento de água em Boa Nova e nos povoados de Boa Vista, Canudos, Pau Brasil e Cavada I e II, em Barra do Choça.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, aproveitou a passagem por Conquista para visitar com o gerente regional da Embasa em Vitória da Conquista, José Olímpio, a obra emergencial de construção da Adutora do Catolé, que já está com 98% da tubulação assentada e 50% da estrutura das estações de bombeamento. “As obras estão em um ritmo forte e, por isso, em dezembro o sistema deverá estar em pleno funcionamento”, afirmou o secretário.