Foram três dias de uma intensa programação focada na juventude conquistense. No entanto, nem todos eram jovens, muito menos conquistenses. O Festival da Juventude de Vitória da Conquista atraiu jovens de outras cidades da região e também pessoas mais velhas – os jovens de espírito, que reviviam outras épocas, debatiam temas do agora e curtiam músicas de novos cantores. Mais um porém: o Festival ainda não acabou (!), o show do cantor Jau, que era para ter acontecido na noite de encerramento, será hoje.
A diversidade do Festival e a riqueza dos temas levaram milhares de jovens aos diferentes espaços. Na palestra de abertura, cerca de duas mil pessoas prestigiaram o escritor Ariano Suassuna. No espaço dedicado à poesia com Arnaldo Antunes e Luiz Galvão, do extinto Novos Baianos, o teatro do Centro de Cultura estava lotado, com gente do lado de fora querendo entrar. Nas rodas de conversa e nos atos pela cidade, mais uma demonstração de uma juventude participativa.
Nas três noites, a praça Barão do Rio Branco foi tomada por um público diversificado para assistir a atrações locais e a grandes nomes como Tulipa Ruiz, Otto, Arnaldo Antunes e GOG. “Um caldeirão, um ensopado de gente de toda cor e idade”, como disse o cantor Otto. Cerca de seis mil pessoas passaram pela praça, por noite.
ORGANIZAÇÃO – Segundo o coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, o sucesso do evento se deu por conta da sua diversidade e do seu formato. “Por meio da construção coletiva pode agradar a todos, não tem o erro de priorizar apenas uma pauta. O característica do festival é a diversidade, quem chega acha o que quer”. A organização começou três meses antes e, segundo o coordenador, as indicações dos temas e das pessoas que participaram foram apresentadas por diferentes grupos e coletivos. “Foram diversos nomes e diversos temas indicados, por isso tivemos mais de 40 palestrantes, 15 rodas de conversa e 11 oficinas”, comemora Maturano.
NAS REDES SOCIAIS – Na internet, a repercussão foi positiva. Artistas e público aprovaram:
“Agradeço de coração o público de Vitória da Conquista pela recepção deliciosa”, escreveu Tulipa Ruiz no Twitter.
“Encerrada as atividades do Festival da Juventude de Vitória da Conquista, muito feliz com a qualidades do debate, em especial o de juventude negra”, elogiou Ludimila Queiroz no Facebook.
“O Festival da Juventude de Vitória da Conquista está sendo uma oportunidade de discutirmos várias temáticas inerentes a juventude”, disse Arley Santos também no Face.
JAU – O cantor baiano realizará o seu show na noite desta segunda-feira, 13, a partir das 20 horas. De acordo a prefeitura, o cantor não conseguiu pousar ontem na cidade por conta do mal tempo e por isso o Festival acabou se estendendo por mais um dia.
Fotos da Secom-PMVC (Arnaldo Antunes / Ariano Suassuna ) e de Ailton Fernandes (Papo de Poeta/Rudival Maturano).