Um movimento nacional acontece nesta quarta-feira (28/11) em prol da educação e Vitória da Conquista não ficou de fora. A Jornada Nacional do Projeto Popular para a Educação acontece na cidade por meio do movimentos estudantil universitário e secundarista, que integram o Levante Popular da Juventude.
Os estudantes defendem as cotas, a assistência estudantil, a educação no campo, os cursinhos pré-vestibulares nos bairros, o transporte, o acesso à cultura, as creches para mulheres jovens, a regulamentação das mensalidades e a alfabetização. “A luta é pela melhoria, que garanta mais investimentos e condições de acesso, permanência e conclusão da formação”, diz o movimento.
Os estudantes de Conquista estão mobilizados e querem mobilizar mais. “Nossa educação deve servir para estimular o questionamento, e não a acomodação”, alertam. No Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), estudantes mobilizam os colegas para conhecer a realidade da universidade e perceberem o quanto é importante lutar por uma educação pública gratuita e de qualidade, enquanto que estudantes das universidades estadual (UESB) e federal (UFBA) assistiram a uma aula pública com o tema “Que a Universidade se pinte de povo!”. A aula acontece às 19 horas, no Salão do Júri (Módulo II da UESB).
Nos 17 estados do Brasil onde o Levante Popular da Juventude está presente ocorrerão aulas públicas e marchas pró-cotas e pelo Projeto Popular para a Educação neste dia 28.