Em março desse ano teve início o racionamento de água em Vitória da Conquista, por conta da seca e dos níveis das barragens de Água Fria I e Água Fria II, responsáveis pelo abastecimento da cidade.
Para evitar a falta de água, a Embasa adotou manobras para o abastecimento da cidade, reduzindo a oferta e sugerindo à população a economia e o uso consciente da água. Para isso, a cidade foi dividida em dois setores, nos dias em que um recebia água o outro ficava sem o abastecimento. O calendário divulgada pela empresa detalhava como seria o abastecimento de março a agosto.
Prevendo que o abastecimento deve continuar até dezembro, a Embasa divulgou novo calendário, detalhando a manobra até o final do ano. Está prevista também para dezembro a entrega da adutora do rio Catolé, obra que deve solucionar o problema da falta de água em Conquista por cerca de cinco anos. Nesse período, a prefeitura da cidade prevê a construção da barragem do rio Pardo, que está com o seu projeto em fase de elaboração.
Confira os calendários abaixo.
Informações da Embasa:
– As manobras direcionarão a distribuição de água a partir das 8 horas da manhã;
– A quantidade de horas de fornecimento dependerá da localização do imóvel dentro do seu setor;
– Não haverá garantia das pressões mínimas durante a vigência do racionamento;
– Todo imóvel com mais de um pavimento (térreo mais um) deve possuir reservatório inferior e equipamento para bombeamento de água (Decreto Lei 3060/94 Cap. V, Art. 33);
– Os imóveis que não venham a receber água, em nenhum momento dos dias previstos, terão abastecimento complementar por meio de carros-pipa, mediante solicitação do usuário;
– Os carros-pipa fornecerão água no nível térreo do imóvel em quantidade suficiente para dois (02) dias de consumo.
Telefone para contato com a empresa: 0800 0555 195