Devido à longa estiagem, o abastecimento de água em Vitória da Conquista começou a ser racionado em 15 de maio desse ano. A medida foi adotada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), por conta dos baixos níveis das barragens de Água Fria I e II, responsáveis pelo abastecimento da cidade.
Localizadas na região de Barra do Choça, as barragens se encontravam muito abaixo do nível normal. Hoje, quatro meses depois, as barragens se encontram com 77% da sua capacidade de armazenamento. Segundo a Embasa, foram recuperados 1,300 milhões/m³ de água.
De acordo a empresa a melhora não significa que o racionamento está perto do fim, pelo contrário, ainda é preocupante, pois “com a chegada do calor na primavera e verão, esse percentual tende a se reduzir devido à evaporação e a redução da vazão dos rios Monos e Água Fria que alimentam a bacia das barragens. Além disso, devido às altas temperaturas comuns nesta época do ano, o consumo tende a aumentar”, destacou a empresa em nota enviada à imprensa.
Como o racionamento será mantido até a chegada do ciclo das chuvas e a normalização da situação, a Embasa recomenda que a população de Vitória da Conquista continue economizando água.